Estudo de viabilidade econômica da substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED no IFSertãoPE, Campus Salgueiro

Sra Gisraellen Taylla de Carvalho Conserva, Prof. Thales Ferreira de Souza

Resumo


Nos últimos anos, as lâmpadas de LED passaram a dominar o mercado, uma vez que, já se tem uma afirmativa consolidada das suas vantagens econômicas e sustentáveis. Porém, quando abordamos a substituição das lâmpadas fluorescentes em grandes edificações, em virtude da grande quantidade de lâmpadas e consequentemente, do alto custo de substituição, surge a necessidade de analisar a viabilidade econômica da troca imediata de todas as lâmpadas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o custo benefício, sem a perda da qualidade luminosa, da substituição das lâmpadas fluorescentes remanescentes por lâmpadas de LED no imóvel do IFSertãoPE - Campus Salgueiro, fornecendo à administração pública informações para futuras melhorias na edificação. Inicialmente foi identificada e quantificada as lâmpadas fluorescentes existentes nas edificações do campus e suas lâmpadas equivalentes em LED. Após a coleta das informações foram quantificados e orçados os custos de implantação das lâmpadas de LED. Posteriormente realizou-se a estimativa dos custos do consumo de energia elétrica para as luminárias com lâmpadas fluorescentes e também a estimativa considerando a substituição por lâmpadas de LED, logo, com as referidas informações, foi realizado o estudo de viabilidade, por meio do Período de Recuperação de Investimento Simples (Payback Simples). Após a quantificação, foram identificadas no Campus Salgueiro, que 28 lâmpadas tubulares T8 e 428 lâmpadas compactas de base e27, ainda eram lâmpadas fluorescentes. O custo total de substituição das lâmpadas fluorescentes remanescentes por lâmpadas de LED, considerando a aquisição e a mão de obra, é de R$ 7.655,74 e foi identificada uma economia com energia elétrica estimada de R$ 1.304,76 por mês, considerando a substituição total das lâmpadas fluorescentes remanescentes. Assim, considerando o cálculo do Payback Simples, o prazo de retorno para o investimento é de 5 meses e 27 dias. Identificou-se que o campus ainda possui 456 lâmpadas a serem substituídas, substituição esta, que possui um custo relevante para a instituição. Com base nos dados obtidos e do cálculo do Payback Simples, ficou evidenciada a viabilidade econômica para a substituição total das lâmpadas fluorescentes, com um prazo de retorno de investimento de quase 6 meses e economia de 40,35% no custo energético.


Palavras-chave


Fluorescentes; LED; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Sra Gisraellen Taylla de Carvalho Conserva, Prof. Thales Ferreira de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.