Os Impactos da Pandemia nos Índices de desempenho e abandono escolar no curso de Informática do IF Sertão Pernambucano

Sr. Luis Eduardo Soares da Cruz, Profa. Gercivania Gomes

Resumo


O referido trabalho buscou conhecer em que medida a pandemia influenciou nos índices de abandono dos alunos do Médio Integrado em Informática do campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Já era esperado que a medida de suspensão das aulas traria prejuízos ao desempenho acadêmico dos estudantes, porém mostrou-se necessário saber em que nível a pandemia contribuiu para o abandono escolar. Tendo como público alvo os estudantes do curso técnico em informática na modalidade integrada do campus Salgueiro, o trabalho objetivou identificar se o enfrentamento da pandemia tornou-se um fator influenciador no desempenho acadêmico causando aumento na evasão dos estudantes do mencionado curso e na modificação da nossa realidade local. Para isso, os autores realizaram uma pesquisa documental que faz um recorte temporal analisando os anos pandêmicos de 2020 e 2021 nos aspectos de evasão do curso em comparação com os anos letivos que o antecederam.Portanto, a análise foi feita em todas as turmas com os mesmos instrumentos de pesquisa, tendo em vista que todos os alunos vivenciaram as questões norteadoras desta análise. A coleta de dados foi realizada a partir de algumas análises documentais e das informações contidas no Sage e SuapEdu. Com o levantamento da pesquisa, identificamos que desde a implantação do curso no campus Salgueiro, 324 alunos foram matriculados. Desses, 50 conseguiram concluir o curso com diplomação e 187 abandonaram antes de finalizarem todas as disciplinas, o que corresponde a mais da metade do total de alunos. Esse valor tão alto pode e deve ser visto como um desafio para a instituição, que precisa identificar quais fatores contribuem para isso na tentativa de oferecer uma educação que atenda as necessidades do indivíduo e da sociedade, superando o fenômeno da evasão escolar. Esta pesquisa não levou em conta os motivos que os alunos vieram a ter para evadir do curso, então, não podemos afirmar se os alunos que desistiram do curso em 2020 e 2021 foram influenciados pela pandemia ou se tiveram os mesmos motivos dos que saíram em outros anos, por exemplo, mas fato é que, o curso técnico em informática integrado ao médio no ano de 2020 sofreu, também, os impactos da Covid-19 tendo o percentual mais alto de evasão desde a sua implantação no campus.C


Palavras-chave


Pandemia; Evasão; Médio Integrado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Sr. Luis Eduardo Soares da Cruz, Profa. Gercivania Gomes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.