O funcionamento da autoria no uso de termos técnicos em relatórios de estágio do curso Técnico de Nível Médio em Edificações do IFSertãoPE, campus Salgueiro

Márcia Mirelly Callou Freire, Handherson Leyltton Costa Damasceno, Felipe Augusto Santana do Nascimento

Resumo


Ao longo de seu curso, o aluno do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), campus Salgueiro, precisa apresentar o relatório de estágio, como requisito obrigatório para a conclusão do curso. No entanto, o que se observa é que muitos discentes apresentam dificuldades na sua produção, já que o gênero relatório não está suficientemente presente na realidade do aluno dos Institutos Federais, limitando-se, muitas vezes, a pequenos contatos em algumas disciplinas, dentre as quais a de Língua Portuguesa. Desse modo, o estudo do relatório, principalmente no que tange à relação entre os termos técnicos e a constituição da autoria, objetivou possibilitar uma discussão sobre o modo como a relação entre teoria e prática comparece nos textos desses jovens profissionais. Assim, por meio da Análise do Discurso, o estudo se debruçou sobre os relatórios do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), publicados na plataforma Repositório de Leituras Abertas (Releia) e foi analisado como os alunos desse curso mobilizam termos técnicos em seus relatórios, constituindo-se autores de seus trabalhos. O trabalho concluiu que os alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações do campus Salgueiro, em seus relatórios de estágio, ainda apresentam dificuldades na inserção da escrita do universo acadêmico. Tal fato se deve ao fato de os gêneros do universo acadêmico, embora sejam apresentados aos alunos durante o ensino médio, ainda não apresentam destaque no currículo, em especial no currículo de Língua Portuguesa. Em relação à autoria, foi observado que o sujeito aluno, no seu processo de escrita do seu relatório de estágio, faz trabalhar o jogo entre a busca por uma suposta “originalidade” e a “progressão” de suas ideias, dando vozes a autores lidos e a sua própria voz. Em relação aos termos técnicos, em especial, busca-se citar fontes e dizer com “suas próprias” palavras o que se entendeu em relação àquele termo, fato que demonstra que esse aluno está em processo de aprendizagem sobre sua área de atuação e busca construir o “seu dizer” no meio de tudo aquilo que aprendeu durante o seu curso técnico e sua vivência no estágio.



Palavras-chave


Autoria. Relatório de Estágio. Curso Técnico em Edificações.

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