Projeto de um sistema de controle para redução do consumo de energia elétrica dos aparelhos de ar - condicionado
Resumo
Conscientes do quanto somos dependentes da energia elétrica, bem como das questões ambientais, sociais e econômicas envolvidas nas atuais discussões relacionadas ao tema, é imprescindível que tracemos metas para redução do consumo e mudemos os nossos hábitos para que esses sejam mais inteligentes e responsáveis. A taxa do consumo de energia elétrica no mundo vem aumentando ao longo dos anos e a tendência é que ela se mantenha com esse comportamento. Entretanto, essa taxa
de crescimento potencial do consumo da energia elétrica pode ser reduzida pela inserção de ações que objetivem a eficiência energética, que pode ser, por exemplo, a simples adoção de hábitos de uso mais conscientes. Pensando nisso, este projeto objetivou desenvolver um sistema de controle para uso dos aparelhos de ar-condicionado em uma instituição de ensino, levando em conta os conceitos de eficiência energética e de combate ao desperdício. A proposta foi oferecer uma solução viável para uma futura implantação nas salas de aula, que pudesse refletir de maneira positiva no consumo de energia total que, por consequência, reduziria o valor final da conta de energia. Utilizando componentes como Arduino, relés e RTC (Real Time Clock) foi possível controlar a atuação de uma carga, que representava o aparelho condicionador de ar, permitindo o
funcionamento dela apenas nos horários programados. O sistema foi projetado em ambiente computacional, através de simuladores específicos, com validação através da construção de um protótipo a nível laboratorial. Os resultados experimentais comprovaram que o programa é capaz
de controlar o funcionamento dos aparelhos, permitindo seu uso apenas nos horários determinados, ou seja, nos horários de aulas e somente em dias úteis. Por consequência, esse ritmo de funcionamento tem potencial para reduzir o desperdício, além de instigar nos usuários hábitos
mais conscientes no uso da energia elétrica. O projeto atualmente está sendo continuado, com vistas ao seu aperfeiçoamento, através do uso de ferramentas mais eficientes e uma interface mais amigável.
de crescimento potencial do consumo da energia elétrica pode ser reduzida pela inserção de ações que objetivem a eficiência energética, que pode ser, por exemplo, a simples adoção de hábitos de uso mais conscientes. Pensando nisso, este projeto objetivou desenvolver um sistema de controle para uso dos aparelhos de ar-condicionado em uma instituição de ensino, levando em conta os conceitos de eficiência energética e de combate ao desperdício. A proposta foi oferecer uma solução viável para uma futura implantação nas salas de aula, que pudesse refletir de maneira positiva no consumo de energia total que, por consequência, reduziria o valor final da conta de energia. Utilizando componentes como Arduino, relés e RTC (Real Time Clock) foi possível controlar a atuação de uma carga, que representava o aparelho condicionador de ar, permitindo o
funcionamento dela apenas nos horários programados. O sistema foi projetado em ambiente computacional, através de simuladores específicos, com validação através da construção de um protótipo a nível laboratorial. Os resultados experimentais comprovaram que o programa é capaz
de controlar o funcionamento dos aparelhos, permitindo seu uso apenas nos horários determinados, ou seja, nos horários de aulas e somente em dias úteis. Por consequência, esse ritmo de funcionamento tem potencial para reduzir o desperdício, além de instigar nos usuários hábitos
mais conscientes no uso da energia elétrica. O projeto atualmente está sendo continuado, com vistas ao seu aperfeiçoamento, através do uso de ferramentas mais eficientes e uma interface mais amigável.
Palavras-chave
Energia elétrica; Consumo; Eficiência energética.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Leticia Matos Araujo, Poliana Silva, Luiz Carlos Nascimento Lopes, Manuel Rangel Borges Neto, Marcos Antonio Andrade Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.