Astrofotografia digital no Sertão Pernambucano como uma atividade de divulgação científica

Matheus Rodrigues da Silva, Luiz Fernando Barbosa, Bruno Gomes da Costa, Erivelton Façanha da Costa

Resumo


Durante muito tempo os estudiosos dependiam apenas do olhar e de ilustrações para estudarem e entenderem o universo. Com o surgimento da fotografia e melhores equipamentos, estudar o céu noturno tornou-se cada vez mais preciso, com o uso das astrofotografias. Atualmente com as redes sociais, muitos jovens vêm sendo atraídos pela astronomia, principalmente pelas astrofotografias, onde essas imagens acabam chamando a atenção da comunidade e despertando a curiosidade de entender a astronomia. Neste trabalho, apresentamos alguns resultados obtidos em astrofotografia com uso do telescópio do campus Petrolina e uma câmera digital DSLR. Nós obtivemos registros da Lua através das técnicas foco primário e afocal. Para a edição de imagens em astrofotografia, nós utilizamos softwares como PIPP, AutoStakkert, RegiStax 6 e Adobe Photoshop. A astrofotografia com a ajuda das redes sociais e de comunicação é capaz de atrair tanto um público que já admira quanto um público mais novo e curioso sobre o assunto. Durante o projeto houve uma entrevista para a TV local no dia da astronomia possibilitando a divulgação da astronomia e apresentando astrofotografias para a região. Divulgar a ciência continua sendo um desafio mesmo diante de toda tecnologia que temos à disposição. Mas com persistência o conhecimento científico atingirá cada vez mais pessoas no mundo.


Palavras-chave


astronomia; astrofotografia; divulgação científica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Matheus Rodrigues da Silva, Luiz Fernando Barbosa, Bruno Gomes da Costa, Erivelton Façanha da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.