Na Trilha da Eficácia no Campus Petrolina Zona Rural: Inclusão Social e Inserção no Mundo do trabalho

Ayslla Mayza de Souza, Bruna Bellanisa da Silva Rodrigues, Maria Marli Melo Neto

Resumo


Pensar a eficácia no IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural é compreender seu papel no contexto macro e micro na consolidação dos Institutos Federais como uma unidade de educação de excelência, desde a educação básica até a educação superior. Nesse sentido, pesquisou-se o índice de eficácia do Ensino Médio Integrado buscando dados que comprovassem seu papel social junto à comunidade onde está inserido, uma vez que o objetivo primeiro de uma Instituição é a saída exitosa de seus estudantes. O seguinte trabalho objetivou analisar os dados de eficácia do Campus Petrolina Zona Rural a fim de corroborar com a hipótese de que apesar do não cumprimento da meta de 90% estabelecida no TAM e no Plano Nacional de Educação – Lei 13005/2014, a instituição cumpre com sua função social. A metodologia aplicada foi a seguinte: elaboração do plano de estudo sobre a temática; revisão da literatura; levantamento dos dados de eficácia nos anos de 2017, 2018 e 2019 na Plataforma Nilo Peçanha; envio de um formulário para os ex-alunos pelas redes sociais do IFSertãoPE e do Campus; elaboração de questionário no Google Forms; produção do relatório com as análises dos dados; realização de uma live sobre o estágio obrigatório para conclusão do curso no tempo regular; e realização de um encontro das pesquisadoras com a Gestão de Ensino a fim de apresentar os dados que impactarão no futuro. Os resultados alcançados vêm validar os objetivos, uma vez que os dados de eficácia mostraram-nos que houve um avanço significativo entre o resultado do Ensino Médio Integrado que em 2016 era de 31,42%; em 2017 foi de 85,71%; 2018 58,66% e em 2019 81,84%. Já em relação ao papel dos egressos no mundo do trabalho a pesquisa nos mostrou que 80% dos ex-alunos entrevistados consideram-se bem sucedidos; 66,7% afirmaram que estão atuando na área de conclusão do curso e 53% continuam seus estudos de nível superior, também na área. Portanto, a pesquisa ratificou que embora a meta de eficácia estivesse aquém dos 90%, não implicou no descumprimento do
papel social, colaborando para o desenvolvimento da cidade e da região. Dessa forma, as comunidades tanto interna, quanto externa percebem através de dados científicos a relevância da Rede Federal na vida dos jovens e adultos esperançosos da mudança numa educação transformadora.


Palavras-chave


Políticas Públicas – Eficácia – Inserção - Mundo do Trabalho

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ayslla Mayza de Souza, Bruna Bellanisa da Silva Rodrigues, Maria Marli Melo Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.