Bora Sertanejar

Suelen Vitória Santos Nunes, José Emanuel Medeiros Marinheiro, Laurineide Rocha Lima, Ayane Maria Gonçalves da Silva

Resumo


Bora Sertanejar é uma iniciativa de apoio a pequenos negócios turísticos do Sertão de Itaparica-PE. Concebido em 2021, no âmbito do programa IF Mais Empreendedor Nacional, o projeto tem como objetivo principal contribuir para a remodelagem de pequenos negócios.  Em 2022, o projeto está buscando consolidar, através de suas ações, o trabalho de consultoria que iniciou em cinco empreendimentos de quatro municípios do Sertão de Itaparica-PE, com o objetivo específico de desenvolver o acompanhamento da consultoria em Marketing Digital para esses empreendimentos. Em paralelo a tal fim, as ações do projeto visam, também, a promoção do turismo no Sertão de Itaparica-PE, setor esse bastante atingido pela pandemia da COVID-19.

Neste projeto, o Bora Sertanejar desenvolve seu trabalho de consultoria na área de Marketing Digital, em virtude da relevância dessa área para os novos modelos de negócios consolidados a partir da pandemia da COVID-19. Evidentemente, diversas outras áreas são necessárias para o alcance do êxito dos negócios, no entanto, considerando o tempo para execução do projeto e a quantidade limitada de integrantes da equipe, definiu-se a área de Marketing Digital como estratégica. Nesse caso, entende-se que a consolidação dos negócios nessa área é um marco para o aperfeiçoamento dos pequenos negócios turísticos do Sertão de Itaparica-PE.

“O Marketing Digital se diferencia do tradicional, porque ele usa a internet como forma de interação e relacionamento com o seu público, de modo segmentado e individualizado, e não como meio de comunicação em massa” (ROSA et al., 2017, p. 4). Esse marketing digital, também intitulado de novo marketing, está relacionado, de forma direta, com as mídias sociais e o seu engajamento como forma de atingir um perfil de público específico com a atividade fim da empresa, denominado de público-alvo.

O percurso metodológico do projeto está seguindo a dinâmica de um processo de consultoria empresarial, que consiste em um serviço de assessoria e assistência a empreendimentos que buscam apoio para identificação e resolução de problemas. O trabalho é artesanal, pois compreende um tratamento específico para cada empreendimento, com soluções customizadas. Em termos de processo, a dinâmica desta consultoria na área de Marketing Digital compreende cinco etapas: a) entrada e contato; b) coleta de dados; c) planejamento; d) implantação; e e) avaliação e encerramento.

Através do suporte de parceiros do projeto, como a empresa de Marketing Digital Agência Place, foi possível realizar uma imersão nas rotinas de marketing. Com essa imersão pode-se conhecer as ferramentas de gestão de redes sociais, as estratégias de comunicação com os clientes e a rotina de gestão do trabalho da empresa. Vale destacar que no decorrer do projeto houve a criação do logotipo dos empreendimentos e vem ocorrendo a gestão de seus perfis digitais, assim como haverá a promoção de oficinas com intuito de capacitar os empreendedores para que eles possam dar andamento a tais ações.

Com base no exposto, espera-se que os empreendimentos possam ter acesso a conhecimentos para conduzirem, de forma autônoma, uma gestão de marketing digital efetiva. Destaca-se que a bolsista do projeto atuou no projeto apoiado pelo programa IF Mais Empreendedor Nacional. Assim, essa nova etapa está sendo uma oportunidade para consolidação de habilidades fomentadas anteriormente.


Palavras-chave


Consultoria; Empreendimentos; Marketing Digital.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Suelen Vitória Santos Nunes, José Emanuel Medeiros Marinheiro, Laurineide Rocha Lima, Ayane Maria Gonçalves da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.