LEITURA NA ESCOLA E NA VIDA: uma proposta para a melhoria da aprendizagem de crianças da Rede Municipal de Ensino de Floresta - PE

Ana Beatriz Carvalho Alves, Rosineuman de Souza Soares Leal

Resumo


O projeto contempla uma escola da Rede Municipal de Ensino de Floresta – PE, com a proposta  de promover, para alunos do 4º e/ou 5º ano, principalmente sujeitos com baixo desempenho em  leitura/escrita e baixo rendimento escolar, práticas significativas de leitura, instigando a  criatividade, a interação, o protagonismo. A leitura, como produção de sentidos e promoção da 

interatividade, converge para o prazer de aprender e deve estar presente na escola. Por isso, este  projeto tem o objetivo de inserir as crianças em práticas de leitura, com vistas a ampliar a relação  com o conhecimento, favorecer a criatividade e criticidade, incentivar o protagonismo e minimizar  dificuldades de aprendizagem, mediante acesso a acervo de leitura e vivência de práticas  diversificadas de leitura; incentivo ao registro escrito e socialização de experiências de leitura. A  metodologia do projeto está pautada na interação, na colaboração e no protagonismo, o que deve  se concretizar através do acompanhamento sistemático das atividades (reuniões, registros escritos),  com vistas à desconstrução e reconstrução dos percursos traçados; da promoção de atividades no  formato do trabalho em grupo, como oficinas de leitura, rodas de leitura, contação de histórias,  registro escrito (diário de leitura) e socialização de experiências vividas; da articulação da leitura  com outras linguagens – dança, música, pintura, cinema. Com isso, espera-se atingir, como  resultado, a melhoria da competência leitora das crianças e do desempenho na escrita; a ampliação  do repertório de conhecimentos e melhoria do desempenho escolar; a habilidade para socialização  de experiências, para incentivar outras crianças à prática da leitura. Em relação a resultados já  alcançados, têm-se: receptividade dos parceiros e disponibilidade para colaborar; confiança no  projeto para fortalecer a aprendizagem das crianças; conhecimento da realidade em relação ao grande número de alunos não alfabetizados e o desejo desses alunos quanto ao domínio da leitura. O projeto está em andamento e não foi possível vivenciar as atividades conforme planejado, pois  60% dos alunos envolvidos não são alfabetizados. Foi feito diagnóstico para definir o perfil das  crianças em leitura e reconfigurar as atividades, incluindo atendimento, por grupos, com tentativa  de alfabetizá-las, para dar fluidez às demais atividades.

Palavras-chave


Práticas de leitura; Êxito escolar

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