LEITURA NA ESCOLA E NA VIDA: uma proposta para a melhoria da aprendizagem de crianças da Rede Municipal de Ensino de Floresta - PE
Resumo
O projeto contempla uma escola da Rede Municipal de Ensino de Floresta – PE, com a proposta de promover, para alunos do 4º e/ou 5º ano, principalmente sujeitos com baixo desempenho em leitura/escrita e baixo rendimento escolar, práticas significativas de leitura, instigando a criatividade, a interação, o protagonismo. A leitura, como produção de sentidos e promoção da
interatividade, converge para o prazer de aprender e deve estar presente na escola. Por isso, este projeto tem o objetivo de inserir as crianças em práticas de leitura, com vistas a ampliar a relação com o conhecimento, favorecer a criatividade e criticidade, incentivar o protagonismo e minimizar dificuldades de aprendizagem, mediante acesso a acervo de leitura e vivência de práticas diversificadas de leitura; incentivo ao registro escrito e socialização de experiências de leitura. A metodologia do projeto está pautada na interação, na colaboração e no protagonismo, o que deve se concretizar através do acompanhamento sistemático das atividades (reuniões, registros escritos), com vistas à desconstrução e reconstrução dos percursos traçados; da promoção de atividades no formato do trabalho em grupo, como oficinas de leitura, rodas de leitura, contação de histórias, registro escrito (diário de leitura) e socialização de experiências vividas; da articulação da leitura com outras linguagens – dança, música, pintura, cinema. Com isso, espera-se atingir, como resultado, a melhoria da competência leitora das crianças e do desempenho na escrita; a ampliação do repertório de conhecimentos e melhoria do desempenho escolar; a habilidade para socialização de experiências, para incentivar outras crianças à prática da leitura. Em relação a resultados já alcançados, têm-se: receptividade dos parceiros e disponibilidade para colaborar; confiança no projeto para fortalecer a aprendizagem das crianças; conhecimento da realidade em relação ao grande número de alunos não alfabetizados e o desejo desses alunos quanto ao domínio da leitura. O projeto está em andamento e não foi possível vivenciar as atividades conforme planejado, pois 60% dos alunos envolvidos não são alfabetizados. Foi feito diagnóstico para definir o perfil das crianças em leitura e reconfigurar as atividades, incluindo atendimento, por grupos, com tentativa de alfabetizá-las, para dar fluidez às demais atividades.Palavras-chave
Práticas de leitura; Êxito escolar
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Ana Beatriz Carvalho Alves, Rosineuman de Souza Soares Leal
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.