Robótica Educacional utilizando Lego Mindistorms – Propagando e incentivando conhecimentos tecnológicos na comunidade de Ouricuri – PE

Lucas Lins de Oliveira, Alessandro Rodrigues da Silva Santos, Alícia Andrade Araújo, Fabia Gabrielly Felix de Souza, Ailson Salviano da Silva, Gustavo Alves de Lima, Iana Maria Pereira, Letycia Mendes dos Santos, Pedro Guilherme Januário Modesto Ferras, João Antônio de Lima Gonçalves, Roniedson Fernandes da Silva Pequeno, Mabele de Jesus Santos

Resumo


Seja como atividade extracurricular ou parte integrante do conjunto de disciplinas, a robótica  educacional vem conquistando espaço nas escolas brasileiras. Com a Robótica educacional é  possível desenvolver um ensino muito mais prático, envolvente e criativo. Uma das claras  vantagens é o estímulo ao pensamento crítico e à resolução de problemas entre alunos de  diferentes idades. Além disso, a robótica incentiva um aprendizado multidisciplinar voltado à  formação integral e contemporânea. Esta ferramenta propicia a inclusão digital que forma  cidadãos mais capazes tanto profissionalmente quanto pessoalmente de serem protagonistas no  uso e criação de informações e tecnologias. O acesso a este recurso, no entanto, não é tão fácil.  Dificuldades orçamentárias, estruturais e intelectuais impedem muitas instituições educacionais  de usufruir deste conhecimento. Assim, ações de extensão que tragam à comunidade a vivência  desse instrumento que vem otimizando o ensino são fundamentais. Nesse sentido, este projeto  realizou oficinas e cursos de Robótica Educacional como forma de fazer inclusão digital e  melhorar as metodologias aplicadas nas escolas de Ouricuri – PE. Exposições de projetos em  eventos e a participação em competições também fazem parte do escopo. 

O campus Ouricuri desenvolve projetos de robótica desde 2015, quando o grupo Auribots foi  formado com alunos e professores da instituição para apresentar projetos em exposições,  participar de competições e realizar atividades de extensão com a comunidade externa. Desde  então, a equipe se consolidou e participa efetivamente de eventos institucionais e de outros  eventos, como: Feira do Comercio de Ouricuri (FECOU); Participação na divulgação do processo  seletivo da instituição nos distritos rurais de Ouricuri (2017 e 2018); Olimpíada Brasileira de  Robótica (OBR) – medalhistas na etapa estadual como melhor equipe em Inovação 2017;  ROBOTs - medalhas de prata e bronze 2016; Torneio Juvenil de Robótica (TJR) – medalha de  prata na etapa nacional 2019, com um robô cabo de guerra e com participação na etapa  internacional em 2020. A Olimpíada Brasileira de Robótica 2022, etapa regional e estadual de  Pernambuco e ganhamos medalhas, em Melhor equipe em Dedicação. 

Este trabalho se propos a realizar estudos de robótica educacional e aplicar os conhecimentos  adquiridos em ações de extensão, como: propagação do conhecimento com um curso de robótica  com o Lego Mindstorms, que foi realizado, primordialmente, na escola EREM Fernando Bezerra em Ouricuri – PE. 

Inicialmente restrutaramos o grupo de robótica da escola, formatar o curso e a oficina ministrada  com Lego Mindstorms, a fim de definir carga horária, datas, conteúdo e material didático. Após  isso demos continuaidade a projeto de extensão 2020/2021 de robótica junto com a escola  Estadual de Ouricuri - EREM Fernando Bezerra. Na culminância do curso/oficinas, haverá uma  competição entre os alunos participantes. 

Para enriquecer o conhecimento em robótica e também divulgar o projeto a equipe Auribotsparticiparam regionais, estaduais da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) 2022 e participarãodos Torneios Juvenis de Robótica regional, nacional e internacionais. 

Ao final do projeto obtemos, como resultados, a popularização da robótica educacional com  participações nos eventos e cursos. Capacitação de alunos e professores da escola EREM  Fernando Bezzerra e obtenção de premiação na OBR 2022. Este trabalho será apresentado naSemana Nacional de Ciência e Tecnologia e na Feira de Ciências do projeto CNPq do IF Sertão  campus Ouricuri. 



Palavras-chave


Robótica; Educação, Tecnologia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Lucas Lins de Oliveira, Alessandro Rodrigues da Silva Santos, Alícia Andrade Araújo, Fabia Gabrielly Felix de Souza, Ailson Salviano da Silva, Gustavo Alves de Lima, Iana Maria Pereira, Letycia Mendes dos Santos, Pedro Guilherme Januário Modesto Ferras, João Antônio de Lima Gonçalves, Roniedson Fernandes da Silva Pequeno, Mabele de Jesus Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.