1° Mostra Petrolinense de Foguetes

Ericleiton Rodrigues de Macedo, Erisvaldo de Souza Alencar

Resumo


Inspirados nas feiras de ciências e nas competições estaduais e nacional de lançamento de foguetes, a 1° Mostra Petrolinense de Foguetes busca, através de uma mostra regional, oportunizar as escolas da região, uma prática competitiva de lançamento de foguetes de garrafa PET, mobilizando alunos e professores para o evento. Tendo em vista que nos últimos anos a carga horária do ensino de física vem diminuindo para os alunos do ensino médio, os professores precisam buscar ferramentas para promover a difusão de conhecimentos básicos de uma forma cooperativa, e assim, uma competição que cause engajamento tem o potencial de fomentar o interesse dos jovens pela física, astronomia e
ciências. Embora inspirada na Mostra Brasileira de Foguetes (MoBFog) e na Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFOG), a 1° Mostra Petrolinense de Foguetes necessitou realizar adaptações em seu regulamento, visto que essa, diferentes das supracitadas, tem um escopo regional.
Sua divulgação também foi diferenciada, se apoiando na comunicação direta com as escolas e no uso das redes sociais para a divulgação das datas, regulamento e premiações. Espera-se que esse projeto propicie um momento de difusão de conhecimentos de forma lúdica, onde as equipes da competição formada pelos estudantes possam alimentar o interesse pelas ciências exatas, e mais especificamente pela física. Aliando-se com interdisciplinaridade que se faz necessária para montagem dos foguetes, a competição e principalmente o processo até o dia dos lançamentos, pode ser um meio motivador para incorporar os alunos envolvidos nas ciências exatas e, através do interesse real, esses possam seguir a carreira acadêmica por querer e não por ser uma única opção.


Palavras-chave


competição; física; foguetes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Ericleiton Rodrigues de Macedo, Erisvaldo de Souza Alencar

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.