Diálogo e Ludicidade: Desmistificando a Saúde Mental

Ludmyla Matos Alencar, Willianny de Souza Silva, Luzanilde Oliveira Aguiar

Resumo


Tem sido comum a ideia veiculada cotidianamente sobre a realização de tratamentos psicológicos como se estes só devessem ser procurados por pessoas que possuem algum tipo visível de transtorno mental, o que na realidade é uma visão limitada, já que os cuidados com a saúde mental devem acontecer não só a nível interventivo, mas também de preservação do bem-estar mental. Portanto, torna-se premente a realização de ações que objetivem a mudança de pensamento quanto a temática em questão. 

A fim de auxiliar a Educação de Jovens e Adultos, o programa Travessia, da Escola Dom Antônio Campelo e discentes do Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Petrolina/PE, na compreensão de questões relacionadas à saúde mental, está sendo executada a segunda edição do projeto Diálogo e Ludicidade: Desmistificando a Saúde Mental. 

O método utilizado tem sido de abordagem qualitativa, sendo concretizado através de diálogos, palestras, mesas redondas e momentos lúdicos, direcionados pelas bolsistas com a orientação da professora coordenadora do projeto. Nesta perspectiva, são conceituados e debatidos transtornos, como: ansiedade, depressão, transtorno de humor e personalidade, além de subtemas como bullying, drogas ilícitas, síndrome de Burnout. Vale ressaltar que, a metodologia adotada e o ambiente acolhedor têm sido relevantes para promover a atuação e o engajamento por parte dos alunos. 

Durante a realização dos primeiros encontros, foi notória certa timidez por parte dos alunos participantes, mas com a continuidade do trabalho, aos poucos, essa barreira tem sido quebrada, fazendo com que os mesmos, gradativamente, partilhem suas experiências e dificuldades no que se refere ao lado emocional, podendo ser ajudados a lidar melhor com possíveis situações que ocorram futuramente. 

O projeto Diálogo e Ludicidade tem buscado oportunizar aos participantes reflexões acerca de si mesmo, boas discussões e um espaço aberto para tirar dúvidas dos alunos. Portanto, é nítido o quanto esse trabalho tem contribuído para o desenvolvimento dos discentes envolvidos, que estão constantemente sob pressão e sentem a necessidade de desenvolver melhor suas habilidades socioemocionais.



Palavras-chave


Diálogos; Estudantes; Saúde mental.

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