EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIÁLOGOS E AÇÕES AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS

Bruna Daniele Mendes de Sousa, Willianny de Souza Silva, Monica Dias de Souza Almeida

Resumo


Ao longo dos anos, estudos voltados para percepção ambiental com o intuito de universalizar o conhecimento acerca do uso sustentável e preservação do meio ambiente vêm se destacando, promovendo debates que englobam convivências socioculturais e socioeconômicas inseridos no ambiente cenário educacional. Dessa forma, através da consciência de cada indivíduo na preservação dos recursos naturais, formando um cidadão ciente de seus direitos e deveres ambientais. A partir da necessidade desta discussão, o presente projeto tem por objetivo promover debates e ações acerca das questões ambientais que possibilitem a compreensão educação ambiental no ambiente escolar. O trabalho foi desenvolvido através do Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (Pipbex) na Escola Estadual Dom Antônio Campelo, localizado no município de Petrolina-PE, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, composta por 38 alunos. Na metodologia proposta, o primeiro passo foi a avaliação diagnóstica (pré-teste) sobre a temática. Em seguida, para promover interação com os alunos foram realizados diálogos afim de discutir sobre os aspectos ambientais e decisões sustentáveis. Realizou-se também ações interventivas como: coleta seletiva de lixo comum e eletrônico, visita técnica, instalação do ponto de coleta de óleo de cozinha e produção de sabão. Durante a execução final do projeto, outras ações serão desenvolvidas, tais como arborização, questionário de satisfação e a produção de um documentário. A partir dos resultados parciais, a pergunta discursiva sobre a importância da preservação ambiental, os alunos relataram que o meio ambiente necessita de preservação para a manutenção do planeta e da vida, além disso, citaram ações individuais e coletivas, tais como separação do lixo e o desmatamento. Ademais, aproximadamente 60% da turma mencionou contribuir para a conservação do ambiente escolar. Por fim, constatou-se com base no depoimento dos alunos que os professores não possuem o hábito de trabalhar frequentemente com a temática em sala de aula.Em vista dos argumentos apresentados,  é notável a participação e envolvimento dos participantes nas atividades propostas, dessa forma, espera-se que ao final da execução do projeto os discentes desenvolvam motivação e conscientização com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos com ações sustentáveis.

Palavras-chave


Aprendizagem; Conscientização; Educação Ambiental

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