EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIÁLOGOS E AÇÕES AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS
Resumo
Ao longo dos anos, estudos voltados para percepção ambiental com o intuito de universalizar o conhecimento acerca do uso sustentável e preservação do meio ambiente vêm se destacando, promovendo debates que englobam convivências socioculturais e socioeconômicas inseridos no ambiente cenário educacional. Dessa forma, através da consciência de cada indivíduo na preservação dos recursos naturais, formando um cidadão ciente de seus direitos e deveres ambientais. A partir da necessidade desta discussão, o presente projeto tem por objetivo promover debates e ações acerca das questões ambientais que possibilitem a compreensão educação ambiental no ambiente escolar. O trabalho foi desenvolvido através do Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (Pipbex) na Escola Estadual Dom Antônio Campelo, localizado no município de Petrolina-PE, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, composta por 38 alunos. Na metodologia proposta, o primeiro passo foi a avaliação diagnóstica (pré-teste) sobre a temática. Em seguida, para promover interação com os alunos foram realizados diálogos afim de discutir sobre os aspectos ambientais e decisões sustentáveis. Realizou-se também ações interventivas como: coleta seletiva de lixo comum e eletrônico, visita técnica, instalação do ponto de coleta de óleo de cozinha e produção de sabão. Durante a execução final do projeto, outras ações serão desenvolvidas, tais como arborização, questionário de satisfação e a produção de um documentário. A partir dos resultados parciais, a pergunta discursiva sobre a importância da preservação ambiental, os alunos relataram que o meio ambiente necessita de preservação para a manutenção do planeta e da vida, além disso, citaram ações individuais e coletivas, tais como separação do lixo e o desmatamento. Ademais, aproximadamente 60% da turma mencionou contribuir para a conservação do ambiente escolar. Por fim, constatou-se com base no depoimento dos alunos que os professores não possuem o hábito de trabalhar frequentemente com a temática em sala de aula.Em vista dos argumentos apresentados, é notável a participação e envolvimento dos participantes nas atividades propostas, dessa forma, espera-se que ao final da execução do projeto os discentes desenvolvam motivação e conscientização com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos com ações sustentáveis.
Palavras-chave
Aprendizagem; Conscientização; Educação Ambiental
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Bruna Daniele Mendes de Sousa, Willianny de Souza Silva, Monica Dias de Souza Almeida
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.