INICIAÇÃO MUSICAL COM FLAUTAS DOCE
Resumo
O Curso de Iniciação Musical com Flautas Doce pode trazer inúmeros benefícios, pois além de oferecer novas possibilidades, também alimenta projetos já existentes. Uma vez que a cidade de Petrolina-PE dispõe de bandas marciais, orquestra de câmara e banda filarmônica, assim sendo, a escolha da flauta doce como instrumento de iniciação musical facilitará o aprendizado daqueles que desejam integrar o corpo musical dessas corporações. Além disso, a escolha da flauta doce como instrumento musicalizador acontece pelo fato deste ser acessível e de fácil aprendizagem, em virtude de sua embocadura livre (a emissão de som é algo natural). Portanto, o curso, ainda em andamento, tem como objetivo oferecer aulas de iniciação musical com Flauta doce para crianças com idade entre 08 e 12 anos no Projeto Mãos Solidárias Petrolina, que foi a instituição selecionada para a realização do curso. As aulas são ministradas por duas bolsistas e a metodologia utilizada é baseada nos métodos: MÉTODO DE FLAUTA DOCE PARA INICIANTES, A FLAUTA DOCE SOPRANO (Laurence Pottier, 2000), MINHA DOCE FLAUTA DOCE (Mário Mascarenhas, 1998) MÉTODO PARA FLAUTA DOCE SOPRANO (Helmut Mönkemeyer, 1976) e métodos de musicalização que podem ser encontrados na biblioteca do IFSERTÃOPE. E para melhor aproveitamento e desenvolvimento do curso, foram ofertadas duas turmas com duração de 2h cada, sendo uma turma para cada bolsista. Os alunos dispõem de aulas de Musicalização e Flauta doce, além disso, o curso utiliza como abordagem o Ensino Coletivo de Instrumento Musical - ECIM, onde a proposta de atividades é voltada para a atividade coletiva. Essa ferramenta versa a partir de diálogos realizados com os alunos, visando um processo de ensino que preze pela aquisição de conhecimentos a partir das experiências trazidas pelos alunos. Os resultados obtidos até agora, demonstram que o presente curso tem contribuído para o desenvolvimento musical das crianças participantes. Já que as mesmas estão tendo a oportunidade de conhecer e desenvolver algumas práticas musicais, como a percepção rítmica e melódica, habilidades técnicas na flauta doce, a socialização e o trabalho em grupo, bem como a experiência com a performance musical a partir da prática em conjunto, etc. Por fim, queremos destacar que este projeto também tem contribuído para nossa formação profissional, pois, além de nos proporcionar novas experiências musicais, tem nos ajudado a aprimorar nossas práticas docentes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Maria Jeane Lopes, Meyrla Conceição Lins Santana, Ana Taíse Silva Feitosa, Iuri Ozires Sobreira de Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.