Educação e Cidadania como Estratégias para o Enfrentamento da Vulnerabilidade Social: crianças e adolescentes do vale do grande rio
Resumo
Sabe-se que a formação da cidadania se inicia na educação infantil e que a melhor forma de promover cidadania é por meio de processos educativos. A vulnerabilidade social dificulta a formação cidadã e é manifesta não apenas na ausência do acesso aos direitos, mas principalmente na falta de acesso a oportunidades. As atividades realizadas foram: PROJETO 1: APRENDENDO A LER COM PRAZER: O objetivo foi contribuir para o despertar da importância da leitura na formação do cidadão, procurando, onde a problemática voltada para a execução do mesmo foi a dificuldade de interpretação do que se lê, para tanto, desenvolver o hábito e o prazer por este tipo de atividade. O PROJETO 1 também trabalhou como forma de intervenção pedagógica nas dificuldades escolares, onde muitas se justificam pela dificuldade de interpretação gerada pela ausência de leitura. PROJETO 2: SAÚDE MENTAL: O objetivo foi desenvolver a comunicação verbal e não-verbal, a autonomia, a autoconfiança, a criatividade, a expressão de sentimentos e conflitos, a motivação, a redução da ansiedade com foco na (re)construção da autoestima. As temáticas foram trabalhadas através de dinâmicas de grupo e brincadeiras lúdicas PROJETO 3- SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O Objetivo foi promover a educação com foco na saúde para as crianças e adolescentes mediante abordagem de temáticas relacionadas à saúde bucal que abordem prevenção de cárie dental, hábitos bucais deletérios e ações básicas diárias para a higiene bucal e foram realizadas através de apresentações interativas com data show, vídeos e atividades educativas voltadas para boas práticas de escovação com rodas de conversas e momentos descontraídos. PROJETO 4: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONCEITO PRÁTICO DE SUSTENTABILIDADE: será trabalhada a proposta: Sustentabilidade, o que devo saber sobre isso? O objetivo deste projeto será apresentar o conceito e a importância da sustentabilidade para o Planeta apresentando de forma teórica e prática como as mudanças de atitudes e de comportamentos podem mudar o nosso dia a dia, onde ainda serão abordadas práticas de sustentabilidade através do melhor uso da água e energia e como economiza-las. Espera-se com a execução do projeto com as crianças e adolescentes das comunidades Vale do Grande Rio e N5 que as crianças e adolescentes que dele participarem, desenvolvam habilidades intelectuais e emocionais, melhorando sua estima e gerando mais sentimento de pertencimento na sociedade que estão inseridos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Leila Soares Viegas Barreto Chagas, Brisa Nycole Ribeiro Dos Santos, Romero Mendes Rodrigues
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.