Experimentações Sonoras na Educação Musical: O corpo percussivo, o som e o movimento

Ana Taise Silva Feitosa, Maria Jeane Lopes, Adelson Aparecido Scotti

Resumo


O projeto Experimentações Sonoras na Educação Musical: O corpo percussivo, o som e o movimento, tem como proposta o desenvolvimento do processo criativo e experimental relacionados à prática da percussão corporal, a escuta ativa do corpo, o senso rítmico, a criatividade e a socialização por intermédio das ações coletivas em ambientes educacionais. O projeto, ainda em andamento, tem como objetivo desenvolver metodologias de percussão corporal no ensino da música no projeto CESOLOR (Centro Social do Loteamento Recife) e no projeto Mãos Solidárias Petrolina, atendendo ao formato de oficina presencial, dedicado ao público infantil com idade entre 8 e 11 anos. O projeto acontece por etapas, que correspondem a preparação e desenvolvimento do projeto, as oficinas e a avaliação dos resultados. As etapas discutidas em reuniões entre orientador e bolsista, como as metodologias, atividades e desempenho dos participantes junto às experimentações e vivências adquiridas somarão para a elaboração do relatório final. Entre os materiais que auxiliam durante o processo de ensino, está o material didático denominado “O Som e o Movimento Método de Percussão Corporal”, produzido pela bolsista como produto final do TCC do Curso de Licenciatura em Música, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), na cidade Petrolina-PE. Os resultados alcançados até o presente momento, mostram que as crianças passaram a compreender a importância da consciência corporal junto aos movimentos percussivos, favorecendo a identificação dos sons no corpo. É possível perceber que o desenvolvimento tem sido significativo, assim como as experimentações sonoras durante as atividades de improvisação. Durante a improvisação, os alunos têm a oportunidade de mostrar sua criatividade, tanto individualmente quanto na prática coletiva, compartilhando ideias e contribuindo para um repertório de movimentos corporais. Ademais, os participantes desenvolvem habilidades que podem contribuir para o processo da aprendizagem musical, tais como, o desenvolvimento da escuta ativa, da consciência corporal, do senso rítmico e as capacidades psicomotoras (motricidade e a percepção). De modo geral, com a proposta de trabalhar a percussão corporal, os alunos podem conhecer um pouco das diferentes sonoridades existentes em cada corpo, que é único e possui infinitas possibilidades de extrair sons.



Palavras-chave


educação musical; prática corporal; percussão corporal.

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