II Feira do IFSertãoPE, Campus Petrolina

Mateus da silva souza, Murilo de Sena Souza, Raul Gomes Antunes, Daniel Berg de Amorim, Bruno Gomes da Costa

Resumo


A Feira de Ciências constitui um evento científico que proporciona ao estudante vivências importantes, desenvolve processos criativos e investigativos e promove ainda interação com a comunidade. O estudante é protagonista do processo de construção do saber. Dessa forma, as atividades deste projeto visam oportunizar ao público acesso à produção científica e tecnológica, dando suporte ao compartilhamento de experiências desenvolvidas por estudantes e professores da rede pública de ensino. Objetiva-se promover nos discentes a busca pelo método científico seja de forma direta ou indireta, com o objetivo final de elevação do conteúdo teórico de forma prática e expositiva para beneficiar principalmente as pessoas que envolvem a ciência no cotidiano e, assim, abordar ou aplicar temas científicos de forma mais próxima a sua realidade. Esta feira foi baseada na metodologia utilizada pelos professores Michel Eichelberger e Roselei Stoffel, que organizaram a I feira de ciências na escola Irineu Bornhausen, localizada em Águas de Chapecó – SC. Desenvolveremos as seguintes principais atividades: divulgação nas escolas públicas de Petrolina e Juazeiro-BA (utilização de redes sociais e site do projeto para divulgação); publicação do regulamento e abertura de inscrição para submissão de projetos; premiação dos melhores trabalhos; palestras paralelas de cientistas da região. Visitou-se até o momento 17 escolas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Em boa parte das escolas foi possível falar com professores, bem como na maioria foi possível falar com todas as turmas. Notou-se que nem todas as escolas desenvolveram projetos nos últimos tempos e que, de acordo com professores, isso se deve ao recente retorno ao ensino presencial, bem como ao novo Ensino Médio. Entretanto, percebeu-se que há alguns projetos em andamento em algumas escolas da região, que sinalizaram interesse em participar da feira. Por fim, sendo a Feira de Ciências uma ponte entre a escola e a comunidade, permite que o estudante ultrapasse os muros da instituição, bem como a construção do conhecimento, também, por meio da interação. Nem todas as escolas promovem esse tipo de atividade, sendo assim o projeto busca instigar essas instituições e atuará enquanto suporte para esses estudantes e professores.

Palavras-chave


Feira de ciências; comunidade; projetos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Mateus da silva souza, Murilo de Sena Souza, Raul Gomes Antunes, Daniel Berg de Amorim, Bruno Gomes da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.