IF EDUCA 4.0: PRÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E USO DAS TECNOLOGIAS NA AGRICULTURA

Iuri da Silva Bonfim, Andréa Nunes Moreira, Marlon Gomes da Rocha, Pablo Teixeira Leal Oliveira, Rosemary Barbosa Melo, Jeane Souza da Silva

Resumo


Atualmente, é crescente a utilização da tecnologia no setor agrícola, incluindo tecnologias atreladas
à Inteligência Artificial, as quais facilitam vários processos em diversos setores da economia, não
excluindo a agricultura. Dessa forma, é necessário a realização de estudos e capacitações que visam
facilitar o manejo e aumentar a produtividade através do uso dessas tecnologias, como a automação
e modernização de certas atividades, ganhando em produtividade e agilidade. Sendo assim, o objetivo
do projeto foi capacitar alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede Municipal de
Petrolina-PE, por meio de oficinas que fomentam o desenvolvimento de noções em Inteligência
Artificial e Uso das Tecnologias na Agricultura, motivando-os a criarem protótipos de soluções
sustentáveis com a aplicação da Internet das Coisas (IoT) para solucionar problemas locais. As
oficinas ocorreram nas escolas Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Paulo Freire, Júlia Elisa Coelho e
Eliete Araújo. As metodologias ativas empregadas foram: rotação por estação, gamificação, mapas
mentais, aprendizagem baseada em problemas e projetos. As aulas foram no formato presencial e
virtual (via Google meet e Classroom), com exercícios práticos utilizando a “mão na massa” e
materiais recicláveis, além de vídeos e aulas expositivas para a compreensão dos conceitos de sistema
de irrigação, métodos de manejo e princípio de funcionamento de sensores para monitoramento de
grandezas físicas. Durante as aulas, os alunos realizaram atividades e construíram protótipos
(Armadilhas Inteligentes; Circuito elétrico; Pluviômetro) que auxiliaram no entendimento acerca da
Inteligência Artificial e como esta tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura.
Foram certificados 58 alunos certificados nas quatro escolas onde as oficinas foram ministradas. As
atividades desenvolvidas durante as oficinas proporcionaram aos alunos a obterem noções do
funcionamento de tecnologias aplicadas à agricultura, reforçando também conteúdos vistos por eles
em disciplinas do Ensino Fundamental, além da contribuição no desenvolvimento de parcerias e do
crescimento acadêmico e pessoal da equipe de trabalho e do bolsista.


Palavras-chave


Metodologias ativas; Educação; Internet das Coisas.

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