Programa de análise de solo e recomendação de adubação para agricultores familiares

Estefany de Souza Barreto, Leonardo Lima de Sousa, Luiz Eduardo Pereira de Macedo, Fabio Freire de Oliveira

Resumo


Há oito anos o laboratório de Solos do Campus Petrolina Zona Rural realiza análises de solos para agricultores familiares da região, gratuitamente, com o objetivo de disseminar a importância da análise de solo para o manejo adequado das culturas. O uso racional de adubos, baseado em laudos e interpretações adequadas, resulta em redução de gastos e de impactos ambientais. A amostragem de solo é realizada após treinamento sobre essa etapa, que nesse caso foi dada por extensionistas que atuam com esses agricultores. As amostras são coletadas em 20 pontos em cada área com profundidades de 0-20cm e 20-40 cm, processadas no laboratório, seca ao ar, passadas numa peneira de 2mm e após esse procedimento realizado as análises de pH em água; quantidade de argila, silte e areia (método do densímetro); teores de K (potássio) e P (fósforo) extraídos em Mehlich-1, quantificados por fotometria de chama e colorimetria; Ca e Mg foram quantificados na Absorção Atômica e a condutividade elétrica (CE) quantificada segundo proposta de Richards (1954). Nessa etapa do projeto foram realizadas 246 análises. Os agricultores atendidos já tinham treinamento sobre coleta de solo e um agrônomo responsável para indicar a melhor adubação, no laboratório foram feitas as análises e enviados os laudos aos responsáveis. A importância dessa ação é gerar dados da fertilidade das áreas cultivadas e assim, realizar a adubação de forma racional.

Palavras-chave


Fertilidade de solo; adubação; nutrição de plantas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Estefany de Souza Barreto, Leonardo Lima de Sousa, Luiz Eduardo Pereira de Macedo, Fabio Freire de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.