IF EDUCA 4.0: PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL E CULTURA MAKER

Douglas Almeida Gomes, Pablo Teixeira Leal Oliveira, Roniedson Fernandes da Silva, Marlon Gomes da Rocha, Andréa Nunes Moreira, Jeane Souza da Silva, Rosemary Barbosa de Melo

Resumo


Introdução. A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, assumindo caráter de
essencialidade para a realização de tarefas desde o nível mais simples ao mais avançado. Baseado
nisso, os recursos digitais necessitam fazer parte do contexto escolar como item imprescindível às
estratégias de ensino, sendo necessário treinar profissionais e capacitá-los nessa área. Objetivo. As
oficinas de Programação Computacional e Cultura Maker tem o objetivo de instruir os alunos em
noções básicas de componentes eletrônicos, programação computacional, plataformas on-line e o
“faça você mesmo”. Metodologia. O treinamento foi oferecido no contraturno dos estudantes do
oitavo e nono ano de quatro Escolas Municipais de Petrolina-PE. Metodologias ativas de
Aprendizagem Baseada em Projetos foram utilizadas, além de atividades práticas com uso de Tablets,
noções de funcionamento e componentes de um circuito eletrônico, seguido de montagem na
plataforma tinkercad e posterior construção física com os componentes Arduino. Resultados e
Discussão. Os alunos montaram figuras em 3D; circuito eletrônico para ligar e piscar um LED; sensor
de temperatura; projeto sinalizador de garagem; além de construírem carrinhos com materiais
recicláveis movido a luz. Foram certificados 49 estudantes, em conhecimentos sobre programação
computacional junto a cultura Maker, contribuindo com a aprendizagem e promovendo uma
experiência única de pôr a mão na massa e construir suas próprias invenções. Considerações Finais.
As atividades realizadas despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos a buscarem mais
conhecimento sobre a área como também incentivou os mesmos a se aperfeiçoarem e se
profissionalizarem nesse mercado.


Palavras-chave


Inovação; Tecnologia; Computacional Thinking.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Douglas Almeida Gomes, Pablo Teixeira Leal Oliveira, Roniedson Fernandes da Silva, Marlon Gomes da Rocha, Andréa Nunes Moreira, Jeane Souza da Silva, Rosemary Barbosa de Melo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.