IF EDUCA 4.0: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Bruna Bellanisa da Silva Rodrigues, Rosemary Barbosa de Melo, Jeane Souza da Silva, Marlon Gomes da Rocha, Pablo Teixeira Leal Oliveira, Andréa Nunes Moreira, Roniedson Fernandes da Silva

Resumo


O empreendedorismo envolve a identificação de novas oportunidades, e a vontade de transformar o
meio social, em todas as funções, atividades e ações associadas à criação de novas organizações,
principalmente em meio às novas demandas de uma sociedade cada vez mais interligada às tecnologias
digitais. A oficina visou ser um meio de divulgação acerca das ferramentas de Gestão da Inovação e da
Tecnologia 4.0 para uma Educação Empreendedora com vistas no empoderamento tecnológico-digital.
E, formar estudantes com conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras capazes de
transformar ideias em soluções inovadoras, que possam gerar benefícios para si e para a localidade em
que está inserido. A metodologia ativa adotada foi um processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno
foi colocado como protagonista e o professor assumiu um papel de suporte. Assim, a autonomia do
aluno foi estimulada de forma que ele seja capaz de construir o próprio conhecimento. As técnicas
utilizadas foram: design thinking, sala de aula invertida, Estudo de Casos, Aprendizagem Baseada em
Projeto, gamificação; exercícios práticos (padlet, google forms, mentimeter, google formulários, quiz),
vídeos e atividades práticas. As aulas foram no formato presencial e virtual (via Google meet e
Classroom). A oficina foi ministrada em quatro escolas Municipais, com 65 alunos certificados. Com a
capacitação esperamos desenvolver habilidades e competências que permitam construir, projetar e
trabalhar ao lado de sistemas tecnológicos, por meio da solução de problemas do cotidiano. Também
contribuir para o fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Post e vídeos das atividades
desenvolvidas foram disponibilizados no Instagram (@ifeduca4.0) e youtube
(https://www.youtube.com/watch?v=-YTzEpzj99k&t=3s). Portanto, capacitar o aluno ao
empoderamento digital é um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da
lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema, seja dele ou da sua
comunidade. Ensinando técnicas para usar as principais estratégias, ferramentas e frameworks de
Gestão 4.0, Vendas e Marketing digital de forma lúdica e transdisciplinar.


Palavras-chave


Transformação digital; Gestão 4.0; capacitação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Bruna Bellanisa da Silva Rodrigues, Rosemary Barbosa de Melo, Jeane Souza da Silva, Marlon Gomes da Rocha, Pablo Teixeira Leal Oliveira, Andréa Nunes Moreira, Roniedson Fernandes da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.