Agrofloresta: uma alternativa viável para a agricultura familiar

Valmir Nogueira de Souza, Luciana Souza de Oliveira, Almir Costa Amorim Junior, Rosival da Cunha Silva

Resumo


A técnica denominada agrofloresta ou sistema agroflorestal - SAF é uma boa opção para a  agricultura familiar por reunir vantagens econômicas e ambientais. A utilização sustentável dos  recursos naturais aliada à uma menor dependência de insumos externos que caracterizam este  sistema de produção, resultam em maior segurança alimentar e rentabilidade para os agricultores e a garantia de alimentos saudáveis para os consumidores. Nos sistemas agroflorestais convivem  numa mesma área plantas frutíferas, madeireiras, graníferas, ornamentais, medicinais e forrageiras,  implantadas nos espaçamentos adequados ao seu desenvolvimento e necessidades de luz,  combinadas de forma harmoniosa e mantendo a diversidade do arranjo. O sistema é planejado para  permitir colheitas desde o primeiro ano de implantação, tendo diferentes produtos disponíveis para  a comercialização em diferentes épocas do ano, incrementando desta forma a renda e tendo um  melhor aproveitamento da mão-de-obra familiar. A diversificação de produtos, a maior segurança  alimentar, a sustentabilidade ambiental (através da redução de queimadas e desmatamentos, dentre  outros), o incremento na fertilidade do solo e a redução gradativa nos custos de produção fazem da  agrofloresta uma excelente opção para a agricultura familiar no Brasil. O objetivo desse projeto é  capacitar agricultores familiares que fazem parte dos municípios envolvidos no Território  Produtivo do Sertão do São Francisco, mais especificamente os dos movimentos sociais, e  estudantes do Instituto Federal, através da condução de uma unidade demonstrativa de agrofloresta  implantada no campo experimental do IFSertãoPE. O desenvolvimento do projeto compreende as  seguintes etapas: 1) Manejo - condução técnica-agroecológica das culturas; 2) capacitação de  alunos, através de aulas práticas e; 3) capacitação de agricultores familiares, através de um dia de  campo. Foram realizadas a condução de 0,2 hectares de agrofloresta agroecológica e várias aulas práticas envolvendo estudantes dos cursos de Agronomia, Técnico Subsequente em Agricultura e  Médio Integrado em agropecuária, assim como ocorreram visitas técnicas envolvendo estudantes  de curso de pós-graduação, agricultores e profissionais da área. O dia de campo está previsto para  ocorrer no mês de outubro, o qual representará um importante momento de troca de saberes entre  professores, estudantes e agricultores. A unidade demonstrativa de agrofloresta é um ambiente  apropriado para o aprendizado e aproximação entre a academia e os agricultores familiares,  resultando em compartilhamento de saberes.

Palavras-chave


agroecologia; sustentabilidade; sistemas agroflorestais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Valmir Nogueira de Souza, Luciana Souza de Oliveira, Almir Costa Amorim Junior, Rosival da Cunha Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.