Leituras e Contação de Histórias na Comunidade Quilombola Lagoinha Casa Nova-Ba. As Crianças São Bem-Vindas ao Encantamento dos Contos Africanos
Resumo
A formação de leitores ocupa a pauta das discussões na educação, motivando a implantação de políticas públicas em todo o Brasil. O debate ganha mais visibilidade, quando abordamos alguns contextos específicos como as Comunidades Quilombolas. Historicamente, a educação brasileira sempre revelou desigualdades em relação à educação daqueles que moram nos centros urbanos, a exemplo do número reduzido de alunos matriculados na Educação Básica, baixo rendimento escolar, lacunas na formação dos professores, falta de recursos materiais, descaso na infraestrutura das escolas e principalmente ausência de propostas pedagógicas que atendam às necessidades econômicas, sociais e culturais dos povos quilombolas. Nesta direção, pensou-se neste projeto cujo propósito é valorizar a cultura quilombola na Comunidade Lagoinha, através de momentos de leitura, dinâmicas e contação de histórias africanas e afrodescendentes para as crianças e jovens. Para atingir tais objetivos, foi pensado nas seguintes propostas: arrecadar uma quantidade significativa de livros na Campanha, montar 01 estante fixa de livros para a comunidade, montar 01 Baú de Leitura na comunidade, estimular a leitura através de sistema de empréstimo de livro, envolver um número significativo de crianças da comunidade nos momentos de leitura e contação, realizar 05 encontros de leitura e contação de histórias africanas e realizar 02 exposições com fotografias e as produções das crianças. Até o momento foi realizada a Campanha de Arrecadação de livros via internet e com pontos de coleta no CPZR; foram arrecadados 150 livros; foi realizada uma visita para conhecer a Comunidade; foram confeccionados instrumentos de contação de histórias; foram lidos muitos contos africanos; houve ensaio para contação de histórias; confecção de jogos das histórias; selecionadas as histórias e selecionadas as atividades artísticas. Assim, já possamos notar evidentes contribuições à comunidade e esperamos que até o final do projeto, possamos concretizar todas as ações planejadas e deste modo, contribuir com a cultura e a história da Comunidade Quilombola de Lagoinha.
Palavras-chave
quilombola; histórias africanas; leitura; contação
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Ana Vitória dos Santos Rodrigues, Patrícia Pereira Alves
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.