Navegando nas redes sociais e digitais da educação ambiental- ano II

Andrielly de Moura Gomes, Hugo Farias de Souza, Cícero Matheus dos Santos, José Fábio Silva Marins, Marcia Farias de Oliveira e Sá, Maria da Conceição Martins Ribeiro

Resumo


A pandemia da Covid-19 ampliou a conectividade, o uso da tecnologia e das redes sociais. Em 2022 as restrições e protocolos de biossegurança tornaram-se mais flexíveis, porém o consumo digital se manteve, tornando-se fundamental para a propagação do ensino e da educação ambiental. Com a retomada das atividades presenciais, evidenciou-se a necessidade de trablhar com meio ambiente nas escolas. Objetivo desse trabalho é conscientizar e alcançar internautas de vários públicos sobre a temática de preservação ambiental. Foram apresentados por meio de contas nas redes sociais, Facebook e Instagram, dicas de sustentabilidade e educação ambiental, confecção artesanal de peças reutilizando material alternativo, que geralmente iria para o lixo. Podendo assim alcançar cada vez mais pessoas. Este trabalho manteve suas postagens nas redes sociais digitais com palestras online desenvolvidas a partir de temas atuais, produzindo artesanato sustentável e postagens relacionadas ao meio ambiente. No entanto, tendo em vista o retorno das atividades presenciais em 2022, a equipe do @foco_educacaoambiental realizou algumas atividades relacionadas à educação ambiental, preservação ambiental, paisagismo e revitalização de jardins com as turmas das séries finais da Escola Municipal Dom Malan, localizada em Salgueiro-PE. No período de 9 de maio a 18 de setembro, registrou-se os seguintes dados: 243 seguidores no Instagram e 100 seguidores no Facebook, sendo estes participantes ativos, com 63,3% mulheres e 36,7% homens, houveram 50 postagens a mais comparado ao ano anterior, a página alcançou em média 1.660 novas contas a cada mês. Aconteceram palestras alusivas a datas comemorativas: Dia Mundial da Água e Semana do Meio Ambiente em escolas públicas dos municípios de Salgueiro-PE e Serrita-PE, respectivamente. Foram confeccionados objetos artesanais reaproveitando material alternativo, por exemplo, porta-retrato de papelão. Comparando-se os resultados obtidos no ano anterior, verificou-se o crescimento em sua plataforma online, beneficiando cada vez mais cidadãos e levando educação ambiental para além do convencional. Portanto, conclui-se que os resultados obtidos foram satisfatórios, além de obter êxito na continuidade da página no Instagram, tamém a adquirindo experiência com o Facebook. As atividades presenciais foram gratificantes com a participação da comunidade escolar. A missão em conscientizar e preservar continua.

Palavras-chave


: educação ambiental, redes sociais, influencer digital.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Andrielly de Moura Gomes, Hugo Farias de Souza, Cícero Matheus dos Santos, José Fábio Silva Marins, Marcia Farias de Oliveira e Sá, Maria da Conceição Martins Ribeiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.