AÇÃO DE PAISAGISMO DA ESCOLA PROFESSOR MANUEL LEITE COM ALUNOS DO 9º ANO

Hugo Farias de Souza, Andrielly de Moura Gomes, Cícero Matheus dos Santos, José Fábio Silva Marins, Marcia Farias de Oliveira e Sá, Maria da Conceição Martins Ribeiro

Resumo


Com o advento da pandemia, a maioria das escolas funcionou parcialmente aberta por longo período, atendendo as orientações do governo, as aulas foram ministradas remotamente. Algumas atividades de manutenção e apoio das escolas foram reduzidas ou suspensas, comprometendo a estética e sobrevivência dos jardins. Assim torna-se fato a necessidade da educação ambiental como um processo educativo amplo e permanente na formação do cidadão, tendo o paisagismo contribuído para tal. Este trabalho visa à conscientização ambiental à comunidade escolar através de ações envolvendo paisagismo, criação de espaço sustentável para recreação e revitalização dos jardins da escola. A Escola Professor Manuel Leite desistiu do projeto, porém a equipe foi convidada pela Escola Municipal Dom Malan que aderiu à proposta, localizada no municipio de Salgueiro-PE. As atividades foram realizadas em conjunto com dois clubinhos compostos por alunos das séries finais, do 6º ao 9º anos, intitulados Clubinho de Ambientização e Clubinho da Horta. A participação dos clubinhos foi intercalada a cada semana, entre as ações executadas: aquisição e preparação de esterco, coleta, higienização e pintura de pneus usados, reutilização e pintura de paletes, mutirões de limpeza dos espaços, produção de mudas e plantio das mudas no solo, vasos e em jardim suspenso. Foram utilizados materiais como: ferramentas agrícolas, kit de jardinagem, pincéis de cerdas, tintas, extrume, insumos, barro, cascas de ovo, cascas de banana, pó de café, entre outros. A escola atende cerca de 600 alunos e 69 funcionários em horário integral. As ações revitalizaram 36m² na entrada da escola com a proposta de jardins e preparados 25m² de área para plantio da horta. A confecção da área de lazer, conforme planejamento do projeto, está na etapa de aquisição de material para sua implantação, essa ação será executada de forma voluntária do bolsista e colaboradores. O trabalho assemelha-se ao desenvolvido por Gomes (2018) que obteve resultados semelhantes trabalhando arborização com finalidade de educação ambiental e lazer para os alunos de uma escola em Juazeiro-BA. Conclui-se que os objetivos foram alcançados, ressaltou-se a importância na preservação do meio ambiente e com o patrimônio escolar, trazendo benefícios à comunidade escolar e estendendo-se à comunidade salgueirense. Destaca-se a gratificação do trabalho em equipe de todos envolvidos.

Palavras-chave


Com o advento da pandemia, a maioria das escolas funcionou parcialmente aberta por longo período, atendendo as orientações do governo, as aulas foram ministradas remotamente. Algumas atividades de manutenção e apoio das escolas foram reduzidas ou suspensa

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