Oficina do Saber Criativo: formando mini arquitetos e urbanistas

Grazielle Gonçalves Freire, Erick Figueredo De Oliveira, Marcos Antônio Padilha Júnior, Thales Frerreira de Souza, Yanne Pereira de Andrade Santos

Resumo


Atualmente as práticas da educação infantil vêm sendo muito discutidas na nossa sociedade. Estudos
mostram que as primeiras etapas de educação das crianças são responsáveis por contribuir para o
seu desenvolvimento, pois é nessa fase que a personalidade está sendo formada, confirmando a
importância de introduzir temas relacionados a arquitetura e urbanismo pensando na formação do
futuro cidadão mais crítico e consciente. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo
estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas e afetivas necessárias para
o uso do espaço e para a construção de uma cidade mais humana. Para que os objetivos propostos
fossem alcançados adotou-se uma metodologia exploratória e experimental quanto a realização das
oficinas, trabalhando conceitos específicos de arquitetura e urbanismo por meio de atividades
lúdicas. Por meio das seguintes etapas: Revisão bibliográfica; Discussão dos temas das oficinas;
Experimentação das atividades práticas aplicadas; Elaboração das oficinas de curta duração tendo
como referência principal os livros Casacadabra: invenções para morar e Casacadabra: cidades para
brincar; e, por fim, a realização das oficinas temáticas. Com o propósito de preparar os futuros
cidadãos para que sejam críticos e atuantes no universo da arquitetura e urbanismo o presente
trabalho realizou oficinas temáticas com duas abordagens distintas: a primeira com a apresentação
do projeto arquitetônico da Casa NA (do arquiteto Sou Fujimoto) e atividade lúdica para ensinar a
respeito da estrutura das edificações; e a segunda com a apresentação do projeto urbanístico da
Avenida Paulista com aula de desenho do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
– da arquiteta Lina Bo Bardi). As oficinas aconteceram no IFSertãoPE – Campus Salgueiro e tiveram
suas atividades destinadas a grupos de crianças divididos de acordo com a faixa etária (de 3 a 5 anos
e de 7 a 9 anos). Por fim, conclui-se que os resultados se mostraram satisfatórios, pois houve procura
da comunidade e atingimos o preenchimento das vagas ofertadas (gerando também lista de espera).
Houve participação e interação das crianças com as atividades propostas, contando inclusive com a
presença e participação dos pais das crianças de faixa etária de 3 a 5 anos. Como trabalhos futuros
pretendemos ofertar novas oficinas abordando outros projetos e levar as oficinas para creches do
município.


Palavras-chave


educação infantil; arquitetura e urbanismo para crianças; atividades lúdicas; desenho para crianças

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Direitos autorais 2023 Grazielle Gonçalves Freire, Erick Figueredo De Oliveira, Marcos Antônio Padilha Júnior, Thales Frerreira de Souza, Yanne Pereira de Andrade Santos

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