Cactário e trilha ecológica como ferramentas didáticas para a educação ambiental

Carolaine Gomes dos Reis, Adriana de Carvalho Figueirêdo, Regina Regina da Silva Galvão, Núbia Michelle Vieira da Silva, Eriverton da Silva Rodrigues, Francisca Wislana Costa Pinto, Maria Da Guia de Souza e Silva, Jéssica Laysa de Oliveira Silva

Resumo


A Caatinga possui diversas cactáceas e plantas que compõem a paisagem e que apresentam sua
importância para a biodiversidade; são utilizadas de várias maneiras: na alimentação animal,
humana, de forma medicinal e ornamental. A exploração dessas plantas se torna um fator
preocupante no tocante a sua permanência em seu habitat natural, refletindo em suas diversas
funções na natureza o que torna urgente a necessidade de trabalhar o tema no aspecto da educação
ambiental. Neste sentido, objetivou-se elaborar e utilizar o cactário e a trilha ecológica como
estratégia educativa para promover a educação ambiental, visando a sensibilização dos alunos do
ensino fundamental das escolas municipais de Salgueiro, bem como a conservação de cactáceas e
outras plantas nativas da caatinga. O projeto foi desenvolvido no IF Salgueiro na Fazenda do curso
de Agropecuária, onde foi criada uma trilha ecológica denominada “Moça Branca”, com trajeto de
350 m, para incentivar o contato dos alunos com a natureza e a visualizar as espécies de cactos no
cactário e em campo, bem como conhecer outras espécies de plantas da caatinga. Os espaços são
destinados à visitação de escolas da comunidade, sendo guiados pela bolsista e demais membros
do projeto, com apresentação das espécies, sua importância, classificação botânica e formas de
uso, além de incentivar a conservação dessas plantas. A trilha foi inaugurada recebendo um
público externo do 9º ano do ensino fundamental e estiveram presentes na ocasião, 24 alunos,
professores de geografia e ciências que interagiram associando a visita às respectivas disciplinas.
A trilha também foi visitada por surdos que participaram de um evento no IF Salgueiro. Conclui-
se, diante do interesse demonstrado pelos visitantes, interagindo, relatando suas vivências com a
caatinga, revelou-se um ensino-aprendizado mútuo e uma maior aproximação dos alunos com o
meio, alcançando o incentivo à conservação das cactáceas e demais plantas da caatinga.


Palavras-chave


Caatinga; sensibilização ambiental; espécies nativas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Carolaine Gomes dos Reis, Adriana de Carvalho Figueirêdo, Regina Regina da Silva Galvão, Núbia Michelle Vieira da Silva, Eriverton da Silva Rodrigues, Francisca Wislana Costa Pinto, Maria Da Guia de Souza e Silva, Jéssica Laysa de Oliveira Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.