Cineclube Tela Quente - Terra quente: como viveremos?
Resumo
O projeto é voltado para o cineclubismo em lugares públicos da região, em busca do aprendizado sobre o meio ambiente, a sociedade e a cultura, onde por meio de um debate com base no filme, trazemos a problematização do homem com o meio ambiente e a relação de cultura e a ciência. A escolha do filme para a execução do cineclube foi o filme: O menino que descobriu o vento, que conta a história de William Kamkwamba, um garoto que constrói uma turbina eólica para salvar sua comunidade da fome. Queremos algo mais além do que trazer uma experiência de cineclube para a região, queremos buscar um olhar crítico e de reflexão sobre os termos políticos, sociais e culturais de todos que assistiram. O nosso principal foco é tentar trazer o consentimento das semelhanças ambientais do filme para a nossa região semiárida do sertão, a fim de prover um desenvolvimento de uma discussão educativa. Antes da execução do projeto, promovemos uma estratégia de marketing com o uso de panfletos nas redes sociais para a divulgação do projeto. Convidamos as turmas do 9° ano das escolas do Joaquim Tavares e Dom Malan para serem nosso público alvo em dias separados da execução. O cineclube ocorreu nos dias 14/09 em salgueiro e 20/09 em Verdejante, onde após a exibição, discutimos com os alunos os principais pontos do filme e promovemos uma mini gincana de onze perguntas e respostas sobre o conteúdo e de como aquilo está associado a nossa região, de uma forma descontraída e educativa. A realização do cineclube foi concluída com sucesso e conseguimos ir além do nosso objetivo, contamos com críticas, opiniões e soluções ambientais não somente dos alunos, mas também com a participação de professores presentes no espaço. Conseguimos em pouco tempo, tornar aquele espaço em um espaço onde todos pudessem falar, serem ouvidos e aprenderem. O olhar crítico dos alunos e a visão da realidade sobre nossa situação política e ambiental através do filme, foi despertada, e através de uma forma divertida, provocamos um novo conhecimento a todos eles. Os responsáveis das escolas agradeceram a nossa atitude de promover o conhecimento em nossa região, e por meio deste documento queremos agradecer também, pela a oportunidade do aprendizado e do ensinamento. Sentimos que com certeza haverá projetos semelhantes que possam provocar a atitude de conscientização e ação em nossa região. Incrível como um simples filme pode transformar a sociedade.
Palavras-chave
projeto; ambiente; cineclube.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Kauã Radson Lima Sousa, Walfrido Cabral Claudino, José Fábio Silva Martin, Williard Scorpion Pessoa Fragoso

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.