Ludicidade e Raciocínio - A introdução do xadrez como instrumento socioeducativo e interdisciplinar

Alice Mirely Pereira De Araújo, Joyce Manuella Miranda Lima, Lucas Alves Campos, Laudir de Castro Ferreira Neto, Lucas de Souza Conceicao, Marcus Vinicius Vieira do Nascimento

Resumo


O xadrez vem sendo amplamente usado na educação como ferramenta multidisciplinar, porque atua fortemente no desenvolvimento dos pensamentos cognitivos como: abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Mostrando-se então uma excelente ferramenta para auxiliar os estudantes da cidade de Santa Maria da Boa vista, na melhoria dos estudos. O objetivo desse projeto é inserir o xadrez na vida e educação da comunidade de Santa Maria, e através desse jogo aumentar a concentração, raciocínio lógico e memória, fazendo com que os alunos obtenham maior desempenho nos estudos. Apresentar também novas tecnologias de modelagem e fabricação por impressão 3D, além de estimular a reciclagem. Para o desenvolvimento do projeto foi necessário muito estudo, com bastante revisão bibliográfica, preparando o grupo para todas as etapas. Desde a ministração do curso básico de xadrez, por meio de aulas expositivas; a confecção do jogos de peças com material reciclado que foi recolhido, separado e beneficiado de modo a se tornar um jogo de peça de xadrez; além da impressão 3D do jogo de peças que passou pela modelagem 3D no software Autodesk Inventor e pelo fatiamento no software Ultimaker Cura. Apresentamos como resultados mais de 150 pessoas que aprenderam a jogar xadrez, os jogos de peças feitos com material reciclado que servirão de modelo para que os alunos façam na oficina de confecção e os jogos que foram elaborados e produzidos na impressora 3D. Além da reflexão entre a docência quanto aos diversos benefícios do xadrez como instrumento socioeducativo e interdisciplinar. A melhoria do desenvolvimento raciocínio-cognitivo dos alunos. O aperfeiçoamento das ações e relações sociais dos educandos envolvidos no projeto, a disciplina, o autocontrole e o bom convívio. Portanto com todas as ações e atividades desenvolvidas até agora no projeto já conseguimos um êxito com mais de 150 pessoas do município que aprenderam a jogar xadrez e estão exercitando o raciocínio, a prática do xadrez e se divertindo com o jogo. Espera-se ainda um bom resultado na oficina de jogos de peças, em que cada aluno confecciona e tenha em casa um jogo de xadrez para poder jogar.

Palavras-chave


xadrez; sustentabilidade; modelagem 3D; impressão 3D.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Alice Mirely Pereira De Araújo, Joyce Manuella Miranda Lima, Lucas Alves Campos, Laudir de Castro Ferreira Neto, Lucas de Souza Conceicao, Marcus Vinicius Vieira do Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.