Caixinha de Sons e Palavras

Maria Gabriela Gomes da Silva Santos, Andrielle Maria Galvão Teles Nascimento, Gabriel Sousa de Lima, Maria Edneide Torres Coelho

Resumo


O projeto Caixinha de Sons e Palavras consiste numa proposta interdisciplinar de mediação cultural a partir da contação de histórias, recurso que intersecciona as linguagens artísticas da literatura, do teatro e da música. Os objetivos são favorecer que as crianças, público-alvo do projeto, se apropriem de recursos dessas expressões artísticas através de histórias e da escuta ativa, usando-os de forma lúdica e inventiva. Ao mesmo tempo, a ação, estruturada como uma proposta de educação musical baseada na interdisciplinaridade, também objetiva estimular o hábito da leitura e da apreciação musical. Voltado para o público infantil, o projeto acontece no Parque Josefa Coelho, espaço público da cidade de Petrolina que recebe nos fins de semana várias crianças. Nas tardes de sábado, à sombra de uma árvore próxima a área dos brinquedos, as crianças são convidadas a sentar na roda. Nela, instrumentos musicais e livros ficam dispostos e as crianças são estimuladas a manuseá-los antes da história começar. Durante a história, a música é um elemento central da proposta envolvendo as crianças em dinâmicas sonoros no seu transcorrer. Ao fim, numa conversa, as crianças compartilham suas impressões e depois assumem o papel de contadores, fazendo a interpretação da história do livro escolhido por ela na roda. As famílias também são envolvidas sendo trazidas pelas próprias crianças que desejam compartilhar seus interesses literários. Como o público atendido é espontâneo, notamos uma diversidade de crianças com faixas etárias e condições sociais diferentes e interesses literários diversos. No entanto, a diversidade, como é característico dos processos de mediação cultural, é elemento importante para os momentos de troca e interação, gerando aprendizado para todos os envolvidos. Além dessa relação com as crianças, esse projeto de extensão configurou-se como um espaço de experimentação de uma proposta de educação musical baseada na interdisciplinaridade que muito tem contribuído com a formação acadêmica e pedagógica dos discentes envolvidos no projeto. Compreende-se, pois, que esta atividade de mediação cultural, tem favorecido a integração entre as crianças, entre elas e seus familiares, e entre elas e as linguagens artísticas envolvidas na contação de histórias, de maneira ativa e atenta, atendendo aos objetivos propostos.

Palavras-chave


Mediação Cultural; Contação de história; Educação Musical.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Maria Gabriela Gomes da Silva Santos, Andrielle Maria Galvão Teles Nascimento, Gabriel Sousa de Lima, Maria Edneide Torres Coelho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.