Meninas na Astronomia: automatização de telescópios para localização de corpos celestes usando o arduíno

Maria Cícera da Silva, Kathellen Karolayne Coelho Dantas, Aureiza Cavalcante Varjão, Maysa Andrades Costa, Bruno Costa, Erivelton Costa

Resumo


O desenvolvimento de atividades que relacionam a astronomia é de imensa importância  para o ensino, pois é uma base científica que atrai o interesse das pessoas desde os  primórdios. Mediante a isto, muitas mulheres traçaram o seu caminho na astronomia e  muitas possuem interesse em estudar e seguir este caminho, logo, o projeto tem como base  atrair o interesse e incentivar meninas para a atuação na modalidade científica e  astronômica, promover a conexão entre vários campos científicos, despertando em seus  membros o interesse pela pesquisa, ensino e extensão. Na prática deste projeto, foi realizado um minicurso voltado para alunos do Ensino  Fundamental I e II, o minicurso “Astrokids” teve duração de três dias com oficinas sobre  temas astronômicos. No primeiro dia, houve a oficina sobre os ”Astros Celestes”, no  segundo, “A origem do universo” e o tema do último dia, “Gravidade”. O projeto desenvolveu as suas atividades de forma remota devido à pandemia, ocorrendo  apenas uma parte das atividades propostas do projeto, como por exemplo, a prática com o  arduíno e o telescópio não foram desenvolvidas por conta da pandemia e problemas que  surgiram no decorrer dessa prática. Mesmo com algumas restrições, considera-se que este projeto foi bastante importante para  a aprendizagem e divulgação astronômica. 



Palavras-chave


: astronomia, ensino, ciência, mulheres.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Maria Cícera da Silva, Kathellen Karolayne Coelho Dantas, Aureiza Cavalcante Varjão, Maysa Andrades Costa, Bruno Costa, Erivelton Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.