Portal Guia TDIC: Um guia com instruções para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas com ensino remoto, híbrido ou presencial

Alícia Carolina Nascimento Souza, Lorena Lima Alves da Silva, José Nunes da Silva Júnior, Tássio José Gonçalves Gomes

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de um portal Guia TDIC: Um guia com instruções para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas com ensino remoto, híbrido ou presencial. Devido a pandemia e visando o ensino, a ideia do portal é auxiliar os docentes a ministrar suas aulas. Quando se trata de tecnologia notamos que há uma divergência no ensino em salas de aula, falta de equipamentos e capacitação para os docentes que não estão adeptos com tecnologias digitais. Este artigo tem como objetivo elaborar uma proposta de um
portal Guia TDIC com instruções para uso das tecnologias digitais nas escolas. Foi utilizado dados da Pesquisa exploratória sobre o uso das TDICs e Metodologias educacionais nas escolas públicas do Sertão Pernambucano para o desenvolvimento do protótipo do aplicativo. A
pesquisa foi realizada com docentes de escolas públicas das cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Serra Talhada, Ouricuri e Salgueiro que possuem um IF Sertão PE. Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos processos e procedimentos para desenvolvimento de software, busca de trabalhos relacionados em bases de dados acadêmicos, busca tecnológica no mercado, levantamento acerca das tecnologias utilizadas para desenvolvimento web, elaborado identificação dos requisitos, após listagem, foi confeccionado um diagrama caso de uso, prototipação e validação das telas. Após realizar as etapas e a validação do protótipo, notamos que o protótipo teve uma boa aceitação pelos  ocentes e poderá ser algo benéfico para colégios que tem essa carência na área de educação digital. Após análise do mapa de calor e do questionário nota-se que alguns usuários tiveram dificuldades em realizar algumas ações, diante disso podem ser feitas pequenas modificações pela equipe de desenvolvimento do aplicativo na sua implementação, pois a ideia geral é para que o aplicativo seja algo leve e acessível a todos. Algumas  udanças podem ser feitas no processo de implementação do aplicativo para que seja mais acessível. Foi percebido que alguns docentes tiveram dificuldade em passar de uma tela para outra, possivelmente são pessoas que não fazem uso de aplicativos variados no cotidiano. O desenvolvimento do aplicativo irá agregar ainda mais na educação dos discentes.

Palavras-chave


TIDIC; TIC; Metodologias Ativas;

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