Escolas Indígenas e desenvolvimento sustentável na microrregião de Itaparica

Cosme Manoel de Souza, Eduardo Barbosa Vergolino

Resumo


Desenvolvimento sustentável é o conjunto de princípios que indicam um modelo de desenvolvimento, com a principal propósito o crescimento econômico sem comprometer a capacidade de a natureza se recuperar, garantindo a existência das sociedades humanas e das outras espécies do planeta, isto é usar os recursos da natureza sem agredir o meio ambiente, sem agredir as espécies que vivem nesse espaço respeitando a vida, e seu modo de existir (SOUZA, 2015). O desenvolvimento sustentável também avalia a retirada das matérias do planeta dando espaço para sua recuperação garantindo materiais para as futuras gerações. A sustentabilidade pensa no indivíduo como incluir ele na sociedade dando a ele autonomia para sua sobrevivência, sempre pensando no bem estar do meio ambiente. Desta forma a presente pesquisa tem como intuito, analisar o rendimento escolar dos estudantes indígenas e suas participações sejam culturais ou econômicas no desenvolvimento sustentável da comunidade a qual a escola esteja inserida. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com base em artigos científicos e livros que abordam Escolas Indígenas e desenvolvimento sustentável na microrregião de Itaparica. Pôde perceber que dentro das escolas Indígenas da microrregião de Itaparica que por muito tempo vem preservando e compartilhando com e buscando integrar os conhecimentos tradicionais. Que a sabedoria local tem conhecimentos que ajuda na preservação do meio ambiente e que é uma educação que integra e mostra os verdadeiros significados e valores, é visto que os mesmos preservam e valorizam a cultura do seu povo. Como podemos observar, os povos indígenas mantêm vivas várias práticas sustentáveis, como no exemplo da agricultura em grupo com a comunidade temos a sustentabilidade ecológica, como também temos a sustentabilidade ambiental na prática indígena no manejo do solo e na preservação dos animais, outra prática que também é encontrada dentro do saber indígena temos a sustentabilidade social, é quando a comunidade trabalha na manutenção das casas de cada indivíduo do grupo; É visto que a educação nas escolas indígenas de Itaparica, tem em seu projeto métodos sustentáveis, onde emprega os conhecimentos sustentáveis, como da continuidade aos povos locais, além de agregar os saberes tradicionais, não descartam o ensino acadêmico.

Palavras-chave


Sustentabilidade;povos indígenas; conhecimentos tradicionais

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