Estudar, Aprender (PROCRASTINAR!): Estratégias de Aprendizagem Autorregulada Usadas no Ensino Remoto Emergencial pelos Estudantes das Licenciaturas

Igor Silva de Araujo, Bruna Daniele Mendes de Sousa, Bruna Soares de Souza, Cristiano Cavalcanti Coelho, Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira

Resumo


A autorregulação é definida como um processo consciente e voluntário de comando que possibilita ao sujeito o gerenciamento dos próprios comportamentos, pensamentos e sentimentos visando alcançar metas pessoais, possibilitando a autodireção. Diante do exposto, é possível desenvolver estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem de forma autorregulada, a fim de possibilitar êxito nas tarefas desenvolvidas. O presente projeto objetivou investigar os métodos utilizados para a
realização das atividades acadêmicas dos discentes dos Cursos de Licenciatura do IFSertãoPE durante o Ensino Remoto Emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-19. O projeto foi desenvolvido com estudantes matriculados em Cursos de Licenciaturas do IFSertãoPE, Campus Petrolina. Dessa forma, o processo foi dividido nas seguintes etapas: encontros quinzenais on-line através da plataforma Google Meet onde os recursos complementares utilizados foram oficinas,
questionários, interações e debates. Como roteiro dos encontros utilizou-se 8 cartas do livro “Cartas de Gervásio para seu umbigo” Rosário (2017). Este livro relata a vida de um calouro e as dificuldades encontradas no início do curso. No questionário final, foram obtidas 21 respostas dos
alunos. A partir da coleta de dados adquiridas através do questionário, constatou-se que, na questão exposta “Você considera que obteve sucesso nas estratégias de estudo que utiliza/utilizou no ensino remoto?” 57,1% dos participantes declararam que o sucesso dependeu da disciplina
ministrada. Já na próxima questão “Você faz uma organização dos tópicos ou assuntos que irá estudar após assistir às aulas?” constatou-se que 71,4% fazem essa organização após as aulas, em complementação à pergunta anterior. “Quando você está estudando sozinho costuma fazer
anotações?”, dessa forma, 71,4% dos participantes exprimiram que anotar é imprescindível para aprender. Por fim, a seguinte questão: "Ao estudar utilizando a internet nos distraímos com outros sites além das aulas, no seu caso, qual o seu maior elemento distrator?” onde obteve-se 38,1% para WhatsApp, bem como o Instagram como maiores distratores no processo de aprendizagem. Portanto, foi possível concluir que com o decorrer das oficinas e a partir dos resultados obtidos através do instrumento aplicado, foi possível identificar que os estudantes das licenciaturas não se adaptaram ao novo método de ensino on-line. Entretanto, com as ações interventivas, os discentes demonstraram disposição e motivação para conhecerem novas formas de estudar.

Palavras-chave


Autorregulação; Ensino Remoto Emergencial; Estudantes de Licenciatura

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Direitos autorais 2023 Igor Silva de Araujo, Bruna Daniele Mendes de Sousa, Bruna Soares de Souza, Cristiano Cavalcanti Coelho, Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira

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