Núcleo de Extensão Escola no Campus: Aproximação dialógica e intercâmbios entre estudantes e educadores da comunidade externa e do IFSertãoPE Campus Santa Maria da Boa Vista
Resumo
A extensão universitária é um dos pilares da tríade de atuação dos IFs, constituída em sua totalidade pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, este trabalho relata a experiência do Núcleo de Extensão Escola no Campus, desenvolvida no Campus Santa Maria da Boa Vista (SMBV) do IFSertãoPE, ao longo dos meses de maio à início de outubro de 2022. O Núcleo Escola no Campus foi criado a partir do Edital Nº 04/2022 da PROEXT/IFSertãoPE, sendo constituído de forma interdisciplinar ao agregar e articular servidores técnicos e docentes de formações diversas como: pedagogia, química, física, edificações, matemática, literatura, entre outras. Tal Núcleo, vem desenvolvendo suas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de SMBV, tendo como objetivo geral promover uma aproximação dialógica entre o Instituto e as Comunidades Escolares do município de Santa Maria da Boa Vista. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades do Núcleo tem sido executadas por meio de visitas orientadas de estudantes das Escolas do município ao Campus da instituição e, também, de visitas e interações dialógicas da equipe do Núcleo com as comunidades escolares visitantes. As visitações orientadas ao Campus têm sido pensadas de acordo com as necessidades/possibilidades de cada escola, nas dinâmicas das visitas busca-se dar ênfase à processos dialógicos, participativos e de construção ativa do conhecimento como: experimentação, caminhada transversal, debates, exposições dialogadas, relatos e trocas de experiências e saberes. Até o momento, um total de 09 (nove) escolas já realizaram a visita orientada ao Campus sob a mediação do Núcleo outras 07 (sete) devem realizar a visita até o final de novembro do corrente ano. Nesta experiência destaca-se entre outros aspectos: a possibilidade de articulação interdisciplinar entre os diferentes sujeitos do Campus, possibilitando a construção de uma rede interna de articulação e aprendizados que mobilizam outros trabalhos em colaboração no IF, o papel do Núcleo na divulgação científica e na propagação da própria imagem positiva do Campus na região, contribuindo inclusive com a divulgação do processo seletivo de ingresso no IF, a interação e trocas de saberes e práticas entre os visitantes e seus anfitriões (estudantes e educadores das escolas do município e os estudantes e educadores do Campus SMBV. Também foi possível estreitar as relações com as escolas da região e conhecer de perto suas realidades e seus sujeitos, promovendo assim uma aproximação dialógica entre o IF e a educação básica.
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