Oficinas de Letramento Científico

Ester Rebeca dos Santos, Ednaldo Gomes da Silva

Resumo


Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a educação brasileira foram severos, atingindo grande parcela de estudantes do Ensino Médio de Pernambuco. No mesmo período, com a intensificação do uso das redes
sociais, houve crescimento do negacionismo científico. Com o retorno às aulas presenciais em 2021, o uso de abordagens como o letramento científico e o protagonismo juvenil destacam-se como estratégias de apoio
ao ensino de ciências, bem como no combate ao negacionismo científico. Assim, o objetivo deste trabalho foi ministrar oficinas de letramento científico para os alunos do Ensino médio do EREM Clementino Coelho, na Cidade de Petrolina-PE. As atividades foram preparadas para acontecer em encontros semanais, com duração média de uma hora. O público teve a sua disposição para escolha diversos assuntos relacionados as Ciências Naturais e formatos de interação (palestras, oficinas, rodas de conversa, etc).
Também foi criada uma página no Instagram para publicação semanal informações sobre Ciência, bem como lives com professores convidados. Como resultados (ainda em execução), foram realizados encontros
com os alunos com assuntos como: método científico, combate a notícias falsas, história da Ciência, ganhadores do Prêmio Nobel e importância da Ciência para a sociedade, entre outros. Em paralelo, diversas postagens de divulgação científica, valorizando a Ciência Moderna, foram veiculadas. Como resultado, percebeu-se o aumento do interesse do público-alvo sobre assuntos científicos, bem como formas de relacioná-lo ao seu fazer diário. Todavia, percebe-se que devido ao pouco tempo de contato e de vigência do
projeto, mais ações serão necessárias no futuro, para auxliar na consolidação do pensar cientificamente a realidade objetiva do cotidiano.


Palavras-chave


Letramento; Ensino de Ciências; Divulgação Científica

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