Mãos em ação: uma boa vista para o Sertão

Vanessa Larissa Oliveira da Silva, Ana Paula Cândido de Sousa

Resumo


A Libras vem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos devido ao reconhecimento pela Lei nº. 10.436 de 24 de abril de 2002 e regulamentação pelo Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Este projeto possibilita a comunidade interna e externa do IFSertãoPE, campus Santa Maria da Boa Vista a compreensão e expressão em língua de sinais, rompendo entre os participantes a barreira da comunicação, difundindo a Libras, valorização das pessoas surdas na promoção da acessibilidade comunicacional. O projeto tem como objetivo incentivar a interação entre pessoas Surdas e ouvintes na promoção de uma aprendizagem significativa da língua de sinais afim de fortalecer ações inclusivas de acessibilidade comunicacional entre pessoas surdas comunidade escolar e sociedade. Nas etapas pensadas para desenvolver as ações do projeto, elencamos a produção de material , conteúdos e informações sobre a Libras, mitos sobre a língua de sinais e conceitos sobre pessoa surda, vídeos sinalizados, prática de sinais; vivencias sinalizadas; participação de Surdos da comunidade local como protagonistas, dramatizações, simulações e diálogos, estudo dos artefatos da cultura surda. Os envolvidos são estudantes , técnicos e servidores, bem como interessados da comunidade externa , além do contato contínuo com os Surdos da cidade de Santa Maria da Boa Vista, no sertão Pernambucano, os quais possam adquirir e aprimorar o conhecimento sobre a língua de sinais, fomentando o respeito à diversidade. Com essas atividades e ações em andamento pretendemos alcançar a interação entre as comunidades internas e externas, Surdos e ouvintes tendo êxito na aprendizagem de uma idioma visuals, bem como contribuir na autoestima dos estudantes da instituição dando visibilidade aos Surdos da região . Sendo a aprendizagem uma consequência de uma interação entre culturas e línguas diferentes por uma instituição educativa e inclusiva. O projeto julga-se necessário e relevante podendo ser estendido para outras instituições de ensino, sendo o projeto pioneiro na região. Ainda há espaços que não temos o ensino da Libras o que dificulta a falta de ações inclusivas e profissionais na área , com isso a importância desse trabalho para o campus e cidade escolhida no cumprir de sua função social na construção de uma instituição e sociedade acessível.

Palavras-chave


Libras; Surdos; ouvintes; comunicação

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