Análise comparativa de soluções computacionais de suporte às línguas de sinais em contextos educacionais
Resumo
Desde a criação e consequente popularização dos computadores domésticos no início da década de 70, é inegável a participação cada vez mais prevalente de diferentes e novas tecnologias. Tais ferramentas passaram a assumir um papel de protagonismo maior quando os usuários são uma minoria que podem estar a margem e segregada, como as pessoas surdas. O presente trabalho se propõe a pesquisar e apresentar os principais programas e softwares que se destinam a interpretar a língua de sinais nos países de língua portuguesa. O objetivo principal é analisar as funcionalidades dessas ferramentas (TDIC) e entender a aplicabilidade como suporte para traduções e interpretações das línguas de sinais presentes nesses países, bem como revisar, identificar e compreender os principais aspectos teóricos e sua finalidade. A pesquisa se propõe inicialmente a identificar nos países de línguas portuguesa, inglesa ou espanhola como línguas maternas e que tenham línguas de sinais. Após essa etapa, serão identificados os exemplos de softwares ou programas que favoreçam a comunicação entre pessoas ouvintes e surdas no processo de tradução e analisa como os aplicativos identificados se comportam submetidos aos diversos contextos de tradução. Após a pesquisa, um estudo comparativo é realizado para identificar critérios como nível de precisão, tipos de recursos utilizados na elaboração ou interpretação e outros pontos definidops na pesquisa bibliográfica. Espera-se com esse projeto apresentar uma outra via de acesso aos usuários surdos à tradução da língua portuguesa para a língua de sinais, mostrando a viabilidade das ferramentas nos diversos contextos, fazendo uma análise quando estas podem ou não contribuir para a inclusão da pessoa surda sem haver prejuízo na informação, pois traduções incorretas podem trazer sérios problemas de comunicação.
Palavras-chave
Ferramentas de Tecnologia; Língua de Sinais; Tradução automática;
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