USO DE COLEÇÃO DE PEIXES COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ÁREAS DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

José Ilson Rodrigues de Souza, Elizangela Maria de Souza, Daniel Ferreira Amaral, Thais Thatiane dos Santos Souza

Resumo


A Educação Ambiental para as pessoas com algum tipo de deficiência deve seguir os princípios da Educação Inclusiva. Todas as pessoas são importantes para a conservação ambiental, com ou sem deficiência, e essa importância precisa ser ressaltada. As coleções ictiológicas têm caráter didático-científico e, em muitos casos, representam um único registro de uma espécie extinta ou de espécie forma selvagem., promovem apoio a programas de Educação Ambiental. Atualmente há no Laboratório de Piscicultura do IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural há uma coleção de referência com 30 exemplares de espécies nativas, endêmicas exóticas do rio São Francisco, uns taxidermizados (via seca) e outros conservados em álcool 70 (via úmida), porém, a sala não estava acessível a pessoas com deficiência. Diante disso, o objetivo deste projeto foi promover Educação Ambiental Inclusiva tornando à sala da coleção ictiológica do IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural acessível a pessoas com mobilidade reduzida e/ou com deficiência física, deficiência visual e deficiência auditiva, conheçam os peixes do rio São Francisco, bem como formas de preservação e conservação das espécies de peixes que ali habitam.


Palavras-chave


coleção zoológica, ictiofauna, rio São Francisco, acessibilidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 José Ilson Rodrigues de Souza, Elizangela Maria de Souza, Daniel Ferreira Amaral, Thais Thatiane dos Santos Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.