Elaboração e caracterização físico-química de Extrato Hidrossolúvel do coco catolé

Jarderlany Sousa Nunes, Ângela Delmondes Vieira, Daniele de Carvalho Ribeiro, Weysser Felipe Candido de Souza

Resumo


O Brasil é reconhecido mundialmente por sua incrível biodiversidade, abrigando uma variedade de espécies nativas com potencial alimentício. O estudo realizado teve como objetivo desenvolver e caracterizar um extrato hidrossolúvel de coco catolé, uma espécie encontrada no Nordeste do Brasil. O processo de obtenção do extrato envolveu o cozimento das amêndoas do coco catolé, trituração em um liquidificador, peneiramento e envase em frascos esterilizados. Os frascos foram submetidos a um processo de pasteurização e armazenados em condições refrigeradas. Foram realizadas diversas análises para avaliar as características do extrato, incluindo teor de água, cinzas, pH, acidez titulável e açúcares. Os resultados mostraram que o extrato de coco catolé possui alto teor de umidade devido ao processo de extração, que envolve a adição de água. Em comparação com estudos anteriores, o extrato apresentou teores de umidade superiores aos de outros extratos vegetais. O teor de cinzas também foi elevado, sugerindo a presença de matéria inorgânica em maior quantidade. O pH do extrato foi próximo ao de outros extratos vegetais, indicando uma característica próxima à neutralidade e propícia para o crescimento de microrganismos. Os valores de açúcares encontrados no extrato foram baixos, sugerindo que o extrato pode não ser tão doce quanto outros extratos vegetais. A tecnologia utilizada para obter o extrato de coco catolé mostrou-se eficiente, com características físico-químicas semelhantes às de outros extratos descritos na literatura. No entanto, são necessários mais estudos para aprofundar o conhecimento sobre esse produto, explorar seu potencial alimentício, propriedades nutricionais e funcionais, bem como identificar possíveis aplicações na indústria alimentícia. O estudo representa um passo importante na investigação do extrato de coco catolé e abre caminho para pesquisas futuras que possam contribuir para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios baseados nessa espécie.

Palavras-chave


Sustentabilidade; aproveitamento; Extrato Hidrossolúvel

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Jarderlany Sousa Nunes, Ângela Delmondes Vieira, Daniele de Carvalho Ribeiro, Weysser Felipe Candido de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.