Armadilha inteligente: monitoramento do psilídeo da goiaba - Ano I
Resumo
O monitoramento de pragas em diversas áreas agrícolas ainda é realizado com a necessidade de intervenção humana, seja para a contagem de forma manual ou para visitar as armadilhas em campo. Em uma agricultura tecnológica, o controle de pragas deve ser rápido e preciso, utilizando a visão computacional e técnicas de inteligência artificial para capturar e detectar os insetos. Essas novas soluções tecnológicas permitem um diagnóstico diferenciado, correlacionando praga-alvo com a fenologia da cultura, além de permitir um melhor gerenciamento no controle das pragas. Neste contexto, o projeto teve como objetivo avaliar o potencial de armadilhas inteligentes com sensores como método para monitoramento de psilídeos na cultura da goiabeira, em Petrolina-PE. Protótipos contendo sensores de presença acoplados a uma câmera fotográfica foram testados a nível de campo na fase de brotação da goiabeira. Para atrair os insetos e formar o banco de imagens da rede neural do protótipo foram instaladas armadilhas adesivas amarelas (8,3 cm x 10 cm), posicionadas nos ramos secundários da copa da planta. Testes de envio das imagens e armazenamento em um sistema de dataloger foram avaliadas. O protótipo apresentou potencial no monitoramento do psilídeo em goiabeira. A formação do banco de imagens necessita ser ampliada, visando melhorar o desempenho do reconhecimento da praga em tempo real. A pesquisa apresentou uma nova alternativa de abordagem no monitoramento desses insetos, entretanto, necessita de mais estudos para o reconhecimento dos psilídeos por meio dos algoritmos, visando tornar o sistema mais preciso e se apresentar como alternativa futura para aumentar a eficiência no monitoramento de insetos pragas e da integração entre a agricultura e a inteligência artificial.
Palavras-chave
Monitoramento digital; Triozoida limbata; Psidium guajava; sustentabilidade; agricultura 4.0
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Andréa Nunes Moreira, Eugênia de Oliveira Guimarães, Doyglas Rafael Sales Marques, Pablo Teixeira Leal de Oliveira, Douglas Almeida Gomes, Roniedson Fernandes da Silva Pequeno

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.