Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Campus Serra Talhada
Resumo
O aumento da produção de resíduos sólidos, aliado ao crescimento urbano tem favorecido a disposição inadequada do lixo. Para solucionar esse problema, é importante a atuação dos órgãos públicos no processo de conscientização da sociedade para melhoria das condições socioambientais. Essa conscientização deve ser buscada como uma meta nas administrações pública e privada. Uma das ferramentas instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos que contribui com a gestão desses resíduos é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento/instituição, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública. No entanto, não é necessário que ocorra uma revolução nos procedimentos e processos do Campus Serra Talhada para obter a qualidade da prestação de serviços e garantir a proteção do meio ambiente, e sim, melhorias dos resultados que advêm de processos evolutivos contínuos, envolvendo todos os colaboradores, sendo fundamental para maximizar as oportunidades e reduzir custos e riscos associados à gestão de resíduos. Nesse sentido, este projeto teve como objetivo elaborar o PGRS do Campus Serra Talhada do IFSERTÃOPE. A metodologia utilizada foi baseada na Lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Resolução n°º 275 do CONAMA que classifica os diferentes tipos de resíduos. Com a conclusão da elaboração do PGRS do campus, espera-se que seja feita a implantação do mesmo pela Direção Geral para garantir o gerenciamento e a destinação final ambientalmente correta e segura da produção de resíduos gerados por esta unidade do IFSERTÃOPE.
Palavras-chave
“Resíduos Sólidos” “Plano de Gerenciamento” “Coleta Seletiva” “Gestão de resíduos”
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Ana Maria Camelo da Silva Medeiros, Ana Beatriz Mangueira de Lima, Emanuelly Lidiany Gomes da Trindade
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.