CARACTERIZAÇÃO FITOQUIMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DAS ESPÉCIES DO HORTO MEDICINAL ORGÂNICO DO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL/IFSERTÃO PE.

Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, Marcos Felipe Queiroz dos Santos, Manuela Miranda Morgado, Vinicius Brandão Ferreira, Ana Paula de Oliveira

Resumo


Os vegetais têm sido explorados em pesquisas farmacológicas devido às suas propriedades terapêuticas e à diversidade de espécies vegetais disponíveis para estudo na medicina popular. Os extratos vegetais têm mostrado potencial no combate a fitopatógenos, promovendo resistência e crescimento das plantas, além de possuírem atividade antibacteriana e antifúngica contra bactérias e fungos. A intensificação nos estudos referentes ao poder antimicrobiano dos vegetais tem crescido frente ao desenvolvimento de cepas de resistência consistentemente elevada a agentes antimicrobianos, como é o caso das bactérias Escherichia coli, Salmonella enterica e Enterococcus faecalis, há um interesse crescente na investigação do poder antimicrobiano dos vegetais. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi realizado para caracterizar e avaliar as atividades antimicrobianas de espécies vegetais do Horto Medicinal Orgânico do Campus Petrolina Zona Rural/IFSertãoPE contra as bactérias E. coli, S. enterica e E. faecalis. Os extratos vegetais foram obtidos a partir das plantas Falso Boldo, Alecrim-de-Vaqueiro, Citronela, Amora Miúra, Capim-Santo e Colônia e foram preparados no Laboratório de Química do IFSertãoPE - CPZR entre abril e outubro de 2022, seguida da Análise Antimicrobiana, Triagem Fitoquímica e Cromatografia Gasosa realizadas no Laboratório de Microbiologia em conjunto com o Laboratório de Bioquímica da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Petrolina. Durante a análise fitoquímica foi possível observar os metabólitos Alcalóides, Antraquinonas, Cumarinas, Derivados Antracênicos, Monoterpenos, Sesquiterpenos e Diterpenos presentes em todos os extratos. Na análise antimicrobiana, o extrato de alecrim-de-vaqueiro apresentou o melhor resultado contra E. coli, enquanto todos os extratos, exceto o de Falso Boldo, foram eficientes contra E. faecalis na concentração de 500 µg ml-1. Os extratos de Alecrim-de-Vaqueiro e Citronela foram eficazes no controle de S. enterica. Concluiu-se que os extratos etanoicos das plantas estudadas apresentam potencial antimicrobiano contra E. faecalis, E. coli e S. enterica na concentração de 500 µg ml-1.

Palavras-chave


Controle; Extratos; Fitopatógenos; Plantas Medicinais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, Marcos Felipe Queiroz dos Santos, Manuela Miranda Morgado, Vinicius Brandão Ferreira, Ana Paula de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.