DESENVOLVIMENTO DE BEBIDAS MISTAS À BASE DE FRUTAS TROPICAIS ADICIONADAS DE INGREDIENTE FUNCIONAL PREBIÓTICO

Francisca Diva Lima Almeida, Maycol Ferreira Rodrigues, Weysser Felipe Candido de Souza, Joice Simone dos Santos

Resumo


Um número crescente de consumidores está, cada vez mais, consciente sobre a importância dos alimentos funcionais pelos benefícios adicionais à saúde que estes oferecem. Bebidas à base de frutas têm sido uma opção promissora para a produção desse tipo de alimento, uma vez que são importantes fontes de compostos bioativos. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de néctares mistos à base de umbu, seriguela e jambolão adicionados de fruto-oligossacarídeo (FOS) prebiótico, além de avaliar a estabilidade físico-química e microbiológica ao longo de 120 dias de armazenamento refrigerado. Foram elaboradas 6 formulações de néctares mistos, sendo que três destas foram utilizadas como controle, sem a adição do FOS. Foram fixados os teores de 30% de polpa de frutas, 5g/100mL de FOS e sólidos solúveis em 12º Brix. As bebidas foram submetidas a tratamento térmico a 85ºC por 1 minuto e envasadas a quente em garrafas de 100mL. Os néctares foram avaliados, mensalmente, quanto aos seguintes parâmentros: pH, acidez total titulável (ATT), vitamina C (VC), sólidos solúveis (SS), açúcares totais (AT), açúcares redutores (AR), açúcares não redutores (ANR) e análise microbiológica de contagem de aeróbios mesófilos. Os néctares produzidos apresentaram valores que variaram da seguinte forma: pH de 2,34 a 3,63; ATT de 0,45 a 0,12 g/100 g de ácido cítrico, VC de 34,33 a 3,75 mg de VC/g de néctar. Esse aumento nos valores de pH e diminuição nos valores de acidez pode ser justificado em decorrência da redução de VC. Os valores de SS variaram de 18,25 a 19,04 ºBrix; AT de 3,41 a 4,21%; AR de 1,87 a 5,34%; ANR de 0,27 a 2,88%. Os resultados mostraram que houve diferença significativa entre as formulações, para todos os parâmetros analisados de acordo com o teste F. Houve interação entre as variáveis estudadas, formulação e tempo de armazenamento, para todos os parâmetros, exceto AT. Microbiologicamente, todas as bebidas apresentaram-se adequadas para consumo ao final do período de armazenamento. Estudos futuros devem ser conduzidos a fim de avaliar a aceitação sensorial do produto.

Palavras-chave


Alimento funcional; Fruto-oligossacarídeo; Néctar; Estabilidade físico-química

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Francisca Diva Lima Almeida, Maycol Ferreira Rodrigues, Weysser Felipe Candido de Souza, Joice Simone dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.