Eficiência da adubação potássica nanoparticulada no cultivo de feijão de corda irrigado
Resumo
A aplicação de fertilizantes permite produzir mais em menos área, o bom desenvolvimento das plantas cultivadas deve-se em sua maioria a um adequado manejo de adubação, todavia, a elevação dos preços de adubos convencionais tem elevado o custo de produção, tendo este cenário se intensificado nos últimos anos, nesse contexto, o emprego de produtos rochosos em forma de nanopartículas emerge como uma opção promissora e de custo reduzido. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em avaliar a adubação potássica na variedade de feijão caupi BRS Pujante utilizando uma fonte alternativa. A pesquisa foi realizada no IFSertãoPE, Campus Petrolina Zona Rural, situado em Petrolina-PE, clima classificado como semiárido do tipo BSh de acordo com Köppen. A área experimental possuía 400 m² de solo classificado como Argissolo Amarelo, cujas propriedades químicas impossibilitaram a implantação imediata do experimento, uma vez que os níveis de potássio estavam acima de 0,50 cmolc/kg. Sendo necessário realizar um processo de recuperação com o intuito de alcançar níveis de potássio adequados ao propósito do estudo. Simultaneamente, foram realizados testes de germinação do feijão e análises químicas do fertilizante a ser utilizado. Para recuperação da área (redução dos níveis de potássio), foi instalado um sistema de irrigação por gotejamento utilizando fitas gotejadoras espaçadas a cada 0,40 m, com gotejadores a cada 0,20 m e vazão unitária de 1,60 L/h, para uma pressão de serviço de 10 mca e foi aberto um dreno superficial no centro da área, com 0,60 m de profundidade e 0,40 m de largura. Durante o processo de lixiviação, foram realizadas coletas periódicas de solo e água para análise e monitoramento. Foi obtida uma taxa de germinação de 95% a partir do 12º dia após a semeadura. O fertilizante utilizado apresentou um teor de potássio de apenas 0,47 g/kg (valor muito baixo), e por meio do processo de lixiviação do potássio, conseguiu-se reduzir o teor de 0,56 para 0,18 cmolc/kg, utilizando uma lâmina de irrigação de 4.500 mm durante seis meses.
Palavras-chave
Nanopartículas; lixiviação; lâmina de irrigação; gotejamento; germinação.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 JOSÉ SEBASTIÃO COSTA DE SOUSA, JOSÉ REGINALDO DE SÁ JÚNIOR, Tallyson Diego Lima da Silva, Breno Henrique dos Santos Coelho, Diego da Silva Rodrigues Mota
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.