A iniciação científica no IFSertãoPE: os desafios de pesquisar no sertão pernambucano

Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, Pedro Ivo Alexandre de Castro

Resumo


Acredita-se que a entrada dos estudantes no universo da pesquisa científica gera tensão pela responsabilidade assumida e, a partir das experiências vividas nessa atividade, o trabalho acadêmico vai tomando outras nuances e possibilitando uma formação diferenciada. As pesquisas desenvolvidas nos projetos de iniciação científica se caracterizam como estudos planejados e executados a partir de um problema que deve ser descrito, explicado ou resolvido. O presente estudo teve como objetivo principal analisar as pesquisas oriundas dos programas institucionais de iniciação científica vivenciada no IFSertãoPE dentre os anos de 2017 e 2021, tendo como base o a relação entre objetivos propostos, metodologias utilizadas e conclusões. O universo amostral foi composto por 10% dos projetos cadastrados na Pró-reitoria de Pesquisa do IFSertãoPE, ou seja, 50 (cinquenta) projetos. Foram definidos de forma aleatória considerando 10 (dez) projetos de cada ano do período delineado. Assim, 22% da área de ciências agrárias; 18% de ciências exatas, biológicas e humanas cada; 14% de ciências sociais aplicadas; 6% de informática; e por fim 2% de ciências da saúde e linguagens cada. Para análise, foram considerados se as conclusões refletiam os objetivos propostos e se as metodologias atenderam ao que foi posto nos resumos publicados. Os resultados mostraram que em 95 % dos projetos houve conexão clara entre os objetivos e as metodologias utilizadas e em 5% as metodologias não condiziam com o objetivo pretendido na pesquisa. A vinculação entre objetivos e considerações finais, dentro do universo estudado, foi de 80% dos projetos foram concluídos, ou seja, de acordo com as considerações finais esses projetos terminaram dentro do tempo e alcançaram o objetivo proposto. No entanto, observou-se que 20% dos projetos não alcançaram os objetivos dentro do tempo proposto. Alguns desafios se destacaram: como organização do tempo previsto para o estudo, conciliação das atividades curso com as atividades de pesquisa, acompanhamento sistemático das atividades e ênfase aos objetos de pesquisa. Esses achados abrem espaço para reflexões sobre o desempenho dos estudantes pesquisadores e da pesquisa como elemento essencial na prática educativa dentro do IFSertãoPE, tendo em vista as áreas de conhecimentos abordadas.

Palavras-chave


Estudante pesquisador; Iniciação científica; Ensino; Pesquisa.

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