AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE MANGAS DESIDRATADAS PRODUZIDAS NO SUBMÉDIO VALE DO SÃO FRANCISCO

Luciana Cavalcanti de Azevedo, Ruan Lucas Rodrigues Costa, Jeisa Cruz da Silva, Joselmo Silva dos Santos

Resumo


Este trabalho foi realizado com intuito de serem avaliados os principais parâmetros físico-químicos e nutricionais de três variedades de mangas desidratadas, produzidas no Submédio Vale do São Francisco e comercializadas em países da Europa. As mangas das variedades keitt, kent e palmer foram submetidas a um processo de desidratação com circulação de ar aquecido, embaladas em bags multicamada e armazenadas em sala refrigerada até o momento das análises. As análises foram realizadas no Laboratório de Química Analítica do IFSertãoPE - campus Petrolina, utilizando metodologias analíticas oficiais, sendo elas: umidade, minerais totais e especiação de minerais, acidez titulável, vitamina c, lipídios, açúcares redutores (glicose) e não redutores (sacarose e amido), fibra, proteína e carotenóides. Observou-se que o processo de desidratação da manga favorece o aumento nas concentrações da maioria dos nutrientes, elevando em até 4 vezes (ou mais) os seus teores, quando comparados com a fruta in natura. Os valores médios encontrados para as três variedades desidratadas foi: carboidratos (50,8-70,3%), lipídios (1,06-2,57%), proteínas (1,5-1,6%) e minerais (1,4-1,8%) destacando-se o potássio (280 a 1.320 mg .100 g-1), cálcio (340 a 395 mg .100 g-1) e o sódio (80 a 160 mg .100 g-1). O carotenoide predominante na fruta foi o β-caroteno, sendo quantificados para as mangas ‘Palmer’, ‘Kent’ e ‘Keitt’ valores de 575,87, 1.292,60 e 1.211,85 mg/Kg, respectivamente, destacando a Kent como a variedade mais rica desse nutriente. Diante disso, percebeu-se a importância nutricional que essas mangas possuem ao serem inseridas na dieta humana, podendo suprir de modo significativo as demandas energéticas de um boa parte das pessoas, considerando o valor calórico desse produto que é de 249,78 a 333,65 Calorias sendo superior ao da fruta in natura.

Palavras-chave


alimentos; análise físico-química; manga desidratada; manga passa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Luciana Cavalcanti de Azevedo, Ruan Lucas Rodrigues Costa, Jeisa Cruz da Silva, Joselmo Silva dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.