EI@GRO

Rosemary Barbosa de Melo, Amanda Mirele de Souza Lima Rodrigues, Evandro Gomes Rodrigues, Jeane Souza da Silva, Andrea Nunes Moreira de Carvalho

Resumo


O empreendedorismo, inovação e o compartilhamento de ideias tornaram-se palavras de ordem, por essa razão faz-se necessário o desenvolvimento de uma educação empreendedora nas instituições de ensino. Esse tipo de educação busca inspirar nos alunos a vontade de empreender, buscando desenvolver as qualidades e habilidades necessárias à um empreendedor, com a capacidade de enxergar oportunidades, ser proativo e confiante. Assim, não basta apenas ter vontade para se tornar empreendedor, e sim, contar com a orientação e a preparação adequada. Visando contribuir com um setor que é expressivo da economia, o agronegócio, este projeto objetiva criar um guia didático para ser utilizado no ensino de jovens sobre os conceitos e conexões entre empreendedorismo e inovação no agronegócio. Para a elaboração do projeto piloto multimidiático de aprendizagem, foram ponderadas e priorizadas as ferramentas de metodologias ativas, foram seguidas etapas de elaboração de um guia didático. Como resultado foi elaborado um guia, que atua como ferramenta didática multimidiatica dialógica de ensino sobre as interconexões do Agronegócio-empreendedorismo-inovação. Além disso também, foi elaborado um material secundário de apropriação de saberes sobre agronegócio dentro de uma visão holística/sistêmica na conjuntura do empreendedorismo inovador sustentável e mecanismos apropriados para difusão de conhecimento na conjuntura da indústria 4.0.

Palavras-chave


guia didático; educação empreendedora; indústria 4.0

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Rosemary Barbosa de Melo, Amanda Mirele de Souza Lima Rodrigues, Evandro Gomes Rodrigues, Jeane Souza da Silva, Andrea Nunes Moreira de Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.