Ensino/aprendizagem da matemática na educação básica: limites e possibilidades na rede pública de ensino

Cristiane Moraes Marinho, Bruno Roberto Bione de Oliveira

Resumo


Os processos de ensino/aprendizagem são temáticas recorrentes na pesquisa educacional, inúmeros trabalhos têm-se voltado para investigar tais fenómenos em áreas específicas como a matemática. Nesta são, frequentemente, apontados indicadores que reforçam os limites impostos à efetivação da aprendizagem e consequentemente do ensino desta disciplina nas escolas brasileiras. É neste contexto que, este projeto objetivou compreender os principais limites e possibilidades nos processos de ensino/aprendizagem da matemática na educação básica pública no Brasil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com base na metodologia de Revisão Integrativa (RI) a partir de periódicos e artigos qualificados. A RI constitui-se uma opção metodológica por possibilitar, tanto a síntese de conhecimentos já produzidos sobre determinada temática, quanto a reflexão e incorporação de resultados em situações práticas. Foi selecionada a base de dados Scopus para localizar os artigos a serem analisados na RI. Nesta, foram encontrados 66 artigos, com os seguintes termos de busca “ensino aprendizagem da matemática”, “ensino da matemática”, “aprendizagem da matemática”, e que abrangessem a matemática no ensino básico público do Brasil. Após a análise dos títulos, resumos e palavras chaves dos artigos levantados, foram selecionados um total de 28 que compuseram a pesquisa. Estes, foram tabelados e, posteriormente, classificados em: aqueles que estudam a o ensino da matemática com o apoio de diferentes tecnologias, os que utilizam de jogos e projetos como oficinas para facilitar o ensino da matemática, artigos que buscavam uma visão mais étnica e cultural da matemática, os que estudam o ensino da matemática na educação inclusiva e, por último, artigos que buscam estudar o ensino pela perspectiva da educação financeira. É notória a escassez de trabalhos que foquem no ensino e aprendizagem da matemática na educação básica no Brasil. Este é um fato preocupante, especialmente pelos indicadores de qualidade no ensino público da disciplina, que apontam péssimos resultados quanto ao domínio dos conteúdos da matemática na educação Brasileira, e também pelo fato da referida disciplina ser, comumente, tida como uma disciplina escolar muito desafiadora e pouco interessante para os estudantes. Quanto às possibilidades percebidas durante as leituras dos resumos dos artigos selecionados, demonstra que a tecnologia e os jogos podem favorecer bastante no ensino e na aprendizagem da matemática, mesmo que diversas tecnologias não estejam ao alcance de algumas escolas, há possibilidades por meio de jogos. Os artigos trazem essas possíveis soluções, algumas testadas em estudos de caso e outras apenas propostas como alternativas. Espera-se que tal revisão possa contribuir para uma compreensão mais abrangente, crítica e reflexiva sobre a temática em questão e oferecer subsídios que fundamentem a problematização da realidade vivenciada pelos pesquisadores em suas interações com a educação básica pública, por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e intervenção prática.

Palavras-chave


Ensino/aprendizagem; Educação Matemática; Educação Básica; Aprendizagem da Matemática; Ensino de Matemática.

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