Construção, calibração e funcionamento de um lisimetro de pesagem para determinação da evapotranspiração da cultura e coeficiente de cultivo (Kc) do cacau na região semiárida do Nordeste Brasileiro.

Luis Fernando de Souza Magno Campeche, Valdson Gabriel Silva Oliveira, Douglas Almeida Gomes, Jose Ilson Rodrigues de Souza

Resumo


O uso de lisímetros de pesagem na determinação da evapotranspiração das culturas é considerada um método padrão para calibração dos modelos de estimativa do consumo de água pelas plantas. O objetivo do presente trabalho foi a construção, calibração e a determinação da evapotranspiração da cultura do cacau no semiárido do Brasil. Para tanto, foi construído um equipamento com dimensões de 1,2 metro de largura,1,2 metros de comprimento e 1,0 metro de profundidade, totalizando 1,41 m3 e aproximadamente 3,5 toneladas em uma área de 1,2 hectares cultivado com cacau. O processo de calibração consistiu em adicionar e retirar massas conhecida para transformação do sinal elétrico em milímetros de água evapotranspirada. Uma vez calibrado, esse equipamento permitiu detecção de variação de massa em períodos menores que uma hora devido a excelente linearidade gerando coeficiente de determinação acima de 0,98. Os resultados permitiram também concluir que o dispositivo permitiu a determinação da evapotranspiração diária da cultura (ETc) e seu coeficiente de cultivo (Kc). Os valores médios diários da ETc foram de 3,43 mm/dia e Kc médio do período estudado de 0,94.

Palavras-chave


"Lisimetria," "consumo hídrico," "Theobroma cacao," "irrigação"

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Luis Fernando de Souza Magno Campeche, Valdson Gabriel Silva Oliveira, Douglas Almeida Gomes, Jose Ilson Rodrigues de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.