Estudo de caso da utilização de estratégias e regulação da aprendizagem

Felipe Omena Marques Alves, Laiza Pereira Da Silva, Alex Sandro Gomes

Resumo


Introdução: Às estratégias de aprendizagem são ações mentais e comportamentos realizadas para facilitar a aprendizagem. O maior benefício de sua adoção é promover a regulação mais apropriada da aquisição do conhecimento. Objetivo: Avaliar a utilização das estratégias e regulação da aprendizagem dos estudantes do campus Floresta. Método: Coletamos e analisamos as respostas por meio de entrevistas semiestruturadas e por meio da Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino profissionalizante (PEREIRA, SANTOS, FERRAZ, 2020). Os participantes foram estudantes dos cursos médio Agropecuária e Informática; do ensino superior GTI e Química; Pós-graduação em Ciências e Matemática e Pós-graduação em Interculturalidade e Decolonialidade em Educação Escolar Indígena e Quilombola; PROEJA e FIC. Resultados: Coletamos 132 respostas de questionários e realizamos 20 entrevistas. Constatamos que 70% das respostas sobre estratégias cognitivas mais presente foi “costuma grifar as partes mais importantes do texto para aprender melhor”. Nas estratégias metacognitivas, 95,8% dos menores de idade responderam que “quando percebe que não entendeu o que leu, costuma parar e ler novamente”. Por sua vez, a estratégia metacognitiva disfuncional mais presente foi “Ficar nervoso enquanto faz uma atividade e se sentir cansando enquanto estuda”. Conclusão: A adoção das estratégias de aprendizagem, no campus, tem contribuído no exercício de atividades que envolvem a simulação dos exercícios práticos aplicados em sala de aula. Percebemos, nas entrevistas, que a motivação intrínseca e o uso de estratégias de aprendizagem pelo aluno é significativa (estudam por vontade e prazer), por isso, adotam procedimentos que melhoram os resultados do seu aprendizado. Por outro lado, alunos que estudam motivados por obrigações, recompensas e punições, em sua maioria, não estão motivados intrinsecamente; quando estão, o tipo da motivação é extrínseca. O desempenho escolar pode ser melhorado à medida que os alunos colocam em prática estratégias que facilitam seu processo cognitivo.

Palavras-chave


estratégia de aprendizagem, regulação da aprendizagem, desempenho acadêmico.

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